
Em funcionamento há 20 dias, o binário das ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes, no Santa Quitéria, recebe uma ação educativa da Escola Pública de Trânsito (EPTran) até a próxima semana. Nos sinaleiros, agentes de trânsito e guardas municipais abordam os motoristas para explicar as mudanças feitas pela Prefeitura no sentido das ruas.
“Para toda mudança significativa no trânsito é importante oferecer uma ação de caráter educativo. Esta é, também, uma forma de reforçar ao motorista a necessidade de se respeitar o limite de velocidade”, afirma o diretor da EPTran, Wagnelson de Oliveira.
O coordenador de projetos da EPTran, Caçan Jurê Cordeiro Silvanio, alerta que os motoristas precisam estar atentos à velocidade. “Além de passarem a ter mão única em parte da extensão, as vias tiveram a velocidade máxima de tráfego reduzida para 50 km/h e ganharam faixas elevadas para a travessia de pedestres”, observa.
Morador do bairro há 40 anos, o comerciante Maurício Pinheiro da Silva acredita que a ação é oportuna. “Tem motorista que é abusado e não respeita as regras do trânsito”, avalia.
O binário
No início do mês, as ruas Major França Gomes e João Alencar Guimarães passaram a ter sentido único de circulação para veículos no trecho entre a Avenida Presidente Arthur Bernardes e a Rua Herbert Neal.
A João Alencar Guimarães é a continuação da Avenida Iguaçu e agora segue no sentido bairro. Já a Major França Gomes irá no sentido Centro, até encontrar a Avenida Getúlio Vargas. As duas ruas compõem uma importante ligação entre os bairros Batel, Água Verde, Santa Quitéria e Campo Comprido.
Com a criação do binário, será possível organizar o fluxo de veículos e reduzir o tempo de percurso, principalmente para o transporte coletivo. O novo binário atende os moradores do bairro e os cerca de 20 mil motoristas que trafegam diariamente pela região.
Foto:Pedro Ribas/SMCS