A demanda por crédito em cooperativas avançou, e a carteira de crédito dessas instituições fechou o ano passado com alta de 15%. Segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, divulgado pelo Banco Central, esse desempenho superou o de 2016, quando houve crescimento de 10%.
Os dados do Banco Central revelam ainda que o número de cooperados também cresceu, avançou 8% frente a 2016 e chegou a 9,6 milhões de cooperados. Apenas o segmento de pessoas jurídicas cresceu 19%.
Gustavo Martins dos Santos é chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação (Desig) do Banco Central. Ele explicou que a participação das cooperativas no Sistema Financeiro Nacional tem crescido não apenas em número de cooperados e na oferta de crédito. “As captações cresceram aproximadamente 16%, compostas majoritariamente pelos depósitos dos cooperados”, relatou.
A inadimplência no segmento também caiu: passou de 4% em dezembro de 2016 para 3,5% em dezembro de 2017. Os indicadores que medem a segurança e a estabilidade dessas instituições também se mostraram sólidos, com números muito acima dos mínimos exigidos.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Banco Central