Oportunidade para aplicar e aprimorar conhecimentos. É isso que o trabalho voluntário oferecer como recompensa, além, é claro, da oportunidade de ajudar. Palco de grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações este ano, o Brasil está no centro das atenções. Para o diretor e consultor da Business Partners Consulting, Carlos Contar, é um bom momento para pensar na carreira profissional. “Muitas oportunidades de trabalho voluntário surgem e podem ser aproveitadas para quem deseja desenvolver-se como profissional, ampliar seu network e ter experiências em áreas ainda desconhecidas”, diz.
Em levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – onde participam empresas como Petrobras, Souza Cruz, Rede Globo, Telefonica, Itaú e Vale – aponta que somente em 2012, o grupo envolveu mais de 73 mil voluntários, beneficiando diretamente cerca de 428 mil pessoas. Porém, a pesquisa também aponta que a modalidade mais adotada ainda é a doação (41%), seguida de projetos estruturados de ação voluntária (30%).
Dentre o levantamento feito pela instituição, os principais benefícios para o voluntário é a contribuição para o desenvolvimento de habilidades e competências, fortalecimento do espírito de equipe, desenvolvimento de lideranças, maior facilidade para resolução de problemas, motivação, e consolidação de valores de cidadania e éticos.
Para o consultor especializado em seleção e atração de executivos, o trabalho voluntário pode falar muito sobre o perfil do candidato, mais que suas experiências, inclusive. “Um candidato que realize um trabalho com idosos, por exemplo, demonstra corporativismo e preocupação com a sociedade, assim como trabalhos voltados para a educação com crianças ou adultos, refletem a preocupação do voluntário com o desenvolvimento social para o presente e futuro. Além disso, o voluntariado dá oportunidade de desenvolver atividades que possivelmente o profissional ainda não tenha tido oportunidade no mercado de trabalho, como liderança, planejamento e consolidação de um projeto”, ressalta o consultor.