O petista paranaense André Vargas assumirá interinamente a presidência da Câmara entre os dias 08 e 14 de junho, por motivo da viagem do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, a Rússia. Ele chefiará a delegação parlamentar que visitará a Federação Russa e assinará um protocolo de cooperação bilateral entre a Duma e a Câmara dos Deputados.Vargas também assume a presidência do Congresso Nacional, ou seja, as sessões conjuntas da Câmara e do Senado, entre 5 e 11 de junho. O atual presidente, senador Renan Calheiros estará em Portugal em viagem oficial.
Sede do TRF no Paraná
Uma das intenções de Vargas ao assumir o cargo é promulgar emenda constitucional que cria o Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná. Além do Paraná os estados de Minas Gerais, Bahia e Amazonas também deverão receber sedes do TRF.
MD questiona escândalo
O líder da Mobilização Democrática na Câmara, deputado Rubens Bueno, enviou requerimento de informações ao governo federal para saber se Carlos Eduardo Carneiro Lemos, sócio da Fides Advisor Consultoria Financeira tem algum tipo de negócio com a Administração Pública Federal. Eduardo Lemos se diz o dono dos quase R$ 500 mil interceptados pela Polícia Federal no aeroporto internacional de Brasília. O dinheiro foi encontrado em meias e cuecas de dois passageiros que tentavam embarcar para o Rio de Janeiro.
Passado comprometedor
O empresário já foi diretor de investimentos da Prece, que é o fundo de pensão dos funcionários da empresa de saneamento do Rio (Cedae) e chegou a ser multado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por aplicações que geraram prejuízos milionários para o referido fundo de pensão.
Os mais influentes
Um estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) considerou sete parlamentares paranaenses entre os cem mais influentes do Congresso Nacional. Chamado “Cabeças do Congresso”, o levantamento destaca os nomes de Abelardo Lupion (DEM), Alvaro Dias (PSDB), André Vargas (PT), Dr. Rosinha (PT), Osmar Serraglio (PMDB), Roberto Requião (PMDB) e Rubens Bueno (MD). O departamento ainda citou Eduardo Sciarra (PSD) e Alex Canziani (PTB) como parlamentares em ascensão. O Paraná tem a sexta maior bancada do Legislativo