Curitiba ainda não receberá os turistas da Copa das Confederações, mas já está de olho no público que deve lotar a cidade durante a Copa do Mundo. E o investimento não deve ser feito apenas em estádios, trânsito e segurança. A mão-de-obra também precisa de uma atenção especial, já que estará em contato direto com os turistas.
Pensando nesse aquecimento do mercado que já está atingindo o setor de bares e restaurantes, a Abrasel-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e o Centro Europeu lançam a terceira turma do Curso de Planejamento, Operação e Gestão de Restaurantes. “É um GBA – Global Business Administration – com carga horário de 304 horas, voltado para gerentes que já atuam na área e têm apenas conhecimento prático, empresários e até recém-formados da área de administração. Temos um mercado aquecido, com muitas vagas e poucos profissionais com a qualificação necessária”, afirma Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel-PR.
De acordo com Marcelo Woellner Pereira, presidente da Abrasel-PR, muitos restaurantes abrem e logo fecham as portas: “Um dos motivos é a falta de profissionais para gerir o negócio. Não adianta oferecer boa comida, bom atendimento e investir em um ambiente agradável se falta liderança no negócio”.
A média salarial para um gerente de bar ou restaurante em Curitiba é de R$ 2,5 a R$ 7 mil. E a capital paranaense tem aproximadamente 400 estabelecimentos que ficam nos polos gastronômicos com potencial para receber turistas na Copa.
A aula inaugural será no dia 27 de junho e estão disponíveis apenas 20 vagas. São três encontros semanais e os tópicos abordados vão desde a manipulação de alimentos até a área contábil: Informações & Estratégias de Mercado; Operações e Gestão de Recursos Humanos; Gestão em Custos e Controladoria, e Marketing e Vendas em Empresas Gastronômicas.
O empresário Délio Canabrava apostou na iniciativa. Cinco gerentes das casas da qual ele é proprietário já fizeram o curso. “Nosso intuito é melhorar o atendimento aos clientes e, para isso, dependemos dos funcionários e, principalmente, da boa atuação dos gerentes”, afirma. Um dos funcionários e ex-alunos é Paulo Ferreira, gerente do restaurante Cana Benta.
Com 15 anos de experiência, ele aprovou as disciplinas ensinadas: “As situações que passamos no nosso campo de trabalho são vistas de uma forma objetiva e simples em sala de aula. Os professores são excelentes, têm experiência e nos mostram como devemos agir para melhorar nosso produto, nosso serviço”.