Depois de dois meses de férias, as crianças retornam à escola para mais um ano letivo. Nas primeiras semanas, no entanto, além da adaptação aos horários e rotinas, é preciso estar atento à saúde dos pequenos. “Durante as férias, o contato com novos vírus e bactérias é reduzido. Quando as aulas começam, elas passam a conviver com muitas outras crianças, compartilhando micro-organismos que não são comuns ao seu sistema imunológico, o que faz com que apareçam as dores de garganta e viroses”, explica a pediatra da Paraná Clínicas, Dra. Maria Gabriela de Aguiar Moreira Garbelini Galerani.
Nesses casos, é preciso consultar um pediatra e afastar a criança das atividades por alguns dias, até sua total recuperação. “A rotina escolar exige mais energia das crianças e aumenta as chances de contaminação entre os colegas de turma, principalmente em casos com diarreia e vômito. Em repouso e recebendo atenção direta dos pais, a recuperação tende a ser mais rápida”, completa a médica.
Confira algumas dicas para blindar a saúde das crianças na volta às aulas:
– Mantenha a carteira de vacinação atualizada, pois as vacinas reforçam o sistema imunológico das crianças;
– Ao visitar a escola, observe se os ambientes coletivos e salas de aula são arejados, limpos e bem iluminados;
– Destaque sempre a importância da higiene, orientando a forma correta de lavagem das mãos, em especial depois do uso do banheiro e antes de todas as refeições;
– Incentive o consumo de líquidos para evitar a desidratação, além da água, sucos naturais são opções eficientes e saudáveis;
– Invista em uma dieta equilibrada ao montar a lancheira das crianças, com 1 produto de cada grupo alimentar: 1 porção de fruta ou vegetal (todas as frutas, tomate cereja, palitos de cenoura), 1 porção de carboidrato (sanduíche natural, pão de queijo, panquecas), 1 porção de lácteo (iogurte, queijo em cubinhos) e 1 bebida (água ou suco natural). Evite lanches muito açucarados ou industrializados.