O presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Júnior, disse durante a divulgação mensal dos números do setor automotivo, que o crescimento de 8,6% nas vendas – no acumulado dos cinco primeiros meses de 2013, se comparado ao mesmo período de 2012 -, permite que sejam mantidas as previsões de crescimento de 3,5% a 4% do setor no ano. Quando analisadas as vendas em maio, Moan disse que os números só não foram melhores porque houve um feriado ponte no final do mês, o que atrapalhou as vendas por dois dias.
Segundo a Anfavea, a venda total de veículos novos caiu 5,2% em maio em comparação ao mês anterior. Foram vendidas 316.233 unidades contra 333.738 em abril. Em relação a maio do ano passado, houve crescimento de 10% nas vendas.
“O governo teve um papel extremamente importante no desempenho do setor automotivo neste ano, não só quanto ao juros para os caminhões e máquinas agrícolas, mas também na redução da carga tributária dos automóveis e comerciais leves. A carga tributária era muito alta e, com a redução, o consumidor está respondendo”, disse.
O balanço informa que a produção de veículos cresceu 0,3% em maio, com 348.070 unidades, enquanto em abril foram produzidos 347.122 veículos. Na comparação com maio do ano passado, o número aumentou 21,8% e, no acumulado do ano, 18,6%. “Este foi o melhor mês da história em termos de produção, mesmo com o feriado ponte no final do mês. Também foi o melhor acumulado do ano”.