Brincar de gente grande: crianças realizam intercâmbio na Inglaterra de olho no futuro

Estudantes da Escola Atuação, entre 10 e 14 anos, se prepararam para o mercado de trabalho com experiências internacionais e aulas de inglês; viagem tem monitoria de professores

Aos 13 anos, a estudante do 9º ano Júlia Menezes Assolari já tem uma experiência internacional: fez um intercâmbio para Londres, promovido pela Escola Atuação. “Com isso, desenvolvi muita responsabilidade e maturidade, principalmente para ‘alguém da minha idade’”, afirma.

Há cinco anos, a Escola Atuação desenvolve suas ações por meio do projeto “Talentos em Inglês”, levando os alunos do 7º ao 9º ano para uma experiência internacional. Por um período de duas semanas, os estudantes participam de competições, aulas e passeios com outras 80 escolas de diferentes países.

“Ainda nos primeiros anos da Educação Básica, os futuros profissionais e cidadãos já são formados. Mesmo que pareça distante, o período é fundamental para que a criança receba os principais conceitos para seu desenvolvimento”, aponta Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.

Para Esther, o ensino deve ir além de conteúdos acadêmicos, principalmente na infância. “Nós desenvolvemos os conteúdos habituais da escola ao mesmo tempo que as estimulamos para que aprendam a conviver com as diferenças, saibam passar por desafios e trabalhar em grupo. São processos importantes para o futuro, mas sempre tomamos o cuidado em não ‘tirar a infância’ das crianças, que também é fundamental para o desenvolvimento”.

A preparação para a viagem começa um ano antes: com aulas semanais de inglês – vocabulário e conversação – ensaios e treinos para as apresentações, o grupo de vinte alunos se organiza em uma parceria entre pais e escola. Para o Talent Show – uma das atividades do intercâmbio – a escola demonstrou um pouco da dança gaúcha, além de outras apresentações musicais. A escola ainda voltou para casa com o prêmio Fair Play Award, simbolizando a melhor organização, pontualidade, dedicação e ‘jogo limpo’ durante as atividades.

E se engana quem pensa que a língua seria uma dificuldade para a turma. Com 10, 11, 12 e 13 anos, o inglês já não é uma barreira para eles. “Nós fazemos aula desde muito pequenos, e durante esse ano treinamos muito. Acho que nenhum de nós teve dificuldade para conversar com professores, outros alunos ou com qualquer pessoa que fala inglês e, mesmo que tivesse, sempre estávamos juntos e ajudávamos um ao outro’, explica o aluno do 7º ano Gustavo de Melo Vasco. Para Ana Sofia Ribeiro, a maior dificuldade é lidar com a saudade de casa. “Nunca viagem para tão longe sem meus pais. Logo que a gente chegou já senti falta deles”.

Por outro lado, para Ana Carolina Pereira, de 13 anos de idade, a dificuldade está em lidar com a saudade de Londres. “Sempre falei para minha mãe que queria morar em Londres. Depois dessa viagem a vontade cresceu mais ainda. Já falei para ela que foi uma preparação. Foi uma experiência única e incrível para todos nós, inesquecível. Todos os dias eu penso em como foi, e com certeza, vou voltar e estudar lá”.

“Acho que essa é uma experiência única em vários sentidos. Em duas semanas nossos alunos puderam aprender o que muitos demoram anos. Responsabilidade, liderança, trabalho em grupo são fundamentais para o desenvolvimento. Acredito que poderão chegar ao ensino médio ou quando forem escolher o curso no vestibular, mais preparados e prontos para tomarem decisões. Por outro lado, continuam sendo crianças e aproveitaram a viagem como tais, brincando e se divertindo muito. Sabemos que é uma experiência única para todos, e ficamos felizes de contribuir com essa etapa”, destaca a diretora da Escola.

Sobre a Escola Atuação

Com duas sedes, localizadas nos bairros Santa Quitéria e Boqueirão, a Escola Atuação é referência em Curitiba por seu projeto pedagógico diferenciado, que aposta na criatividade e na responsabilidade para oferecer um ensino completo a seus alunos, que vão do Maternal I ao nono ano do Ensino Fundamental, há mais de 30 anos. A instituição oferece aulas de informática, judô/dança, culinária, jardinagem e atividades na Cidade Mirim, construída no próprio terreno da escola, e fazenda localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Saiba mais:www.escolaatuacao.com.br