Os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba aprovaram a medida do governador Beto Richa de reduzir R$ 0,10 no preço das passagens de 81 linhas de ônibus da rede não integrada. Segundo os prefeitos, a iniciativa beneficia 3 milhões de moradores. Novas tarifas passam a valer a partir da 0h do próximo domingo (16/06).
O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, elogiou a atitude do governador e afirmou que a redução não ajuda apenas a população, mas também os empresários, que pagam pelo vale-transporte dos funcionários. “O governador é comprometido com a cidadania e a comunidade, por isso, nessa oportunidade nós vemos o ato de coragem e vontade política, ajudando a população e estimulando as empresas”, disse.
Setim também comentou a diferença do Paraná para os outros estados do Brasil. “Enquanto vemos greves e manifestações violentas nos outros estados por causa do alto valor das passagens, no Paraná a população comemora, pois temos a redução”, destacou o prefeito.
“A cidade está em festa, a população está muito feliz”, conta o prefeito de Piraquara, Marcus Mauricio de Souza Tesserolli. “Essa atitude mostra a preocupação do Governo do Estado com a Região Metropolitana de Curitiba. O Estado está olhando para nós piraquarenses, somos privilegiados”, completa Tesserolli.
A prefeita Beti Pavin, de Colombo, agradeceu pela redução, que inclui a isenção do ICMS do óleo diesel usado no transporte coletivo. “O Beto é o único que prometeu e cumpriu a isenção dos impostos para o transporte. A passagem não subiu o quanto diziam que ia subir e ainda tivemos um desconto de dez centavos por passagem”, disse.
Luiz Assunção, prefeito de Campina Grande do Sul, conta que grande parte da população de sua cidade trabalha em Curitiba e que a redução vai beneficiar milhares de pessoas. “A redução é significativa, pois quase 50% da população trabalha em Curitiba e nós não temos ainda o transporte integrado”, afirmou.