Desde a década de 1950 quando a jaqueta de couro virou hit e começou a ser usada pelos jovens como símbolo de rebeldia, o couro nunca mais saiu de moda. Em maior ou menor evidência, ele sempre esteve presente nas lojas e nos armários de homens e mulheres.
Até algum tempo atrás, o couro era visto basicamente em casacos e jaquetas que eram usados exclusivamente nos dias mais frios. Entretanto, nas últimas temporadas começamos a ver uma proliferação de peças em couro legítimo e sintético. Saias, calças, shorts, vestidos e blusas de couro – além das jaquetas – podem ser facilmente encontrados e agora são usados tanto no frio como no calor.
Além da diversidade de peças, estas também estão mais coloridas. As cores neutras ganham a companhia do vermelho, azul, laranja, verde, rosa etc.
Segundo a consultora de moda e imagem Fabíola Monteiro, o couro sempre traz um ar moderno, jovem e até mesmo sexy aos looks. “Uma jaqueta de couro é perfeita para quebrar a seriedade de uma calça de alfaiataria, assim como uma saia de couro adiciona feminilidade a uma camisa branca”, exemplifica a consultora.
Para conservar suas peças de couro sempre bonitas, não guarde as mesmas em sacos/capas plásticos, pois eles prejudicam a ventilação, o que pode causar mofo. E se a peça molhar deixe secar totalmente em local arejado e à sombra (nunca coloque diretamente no sol) antes de guardar.