O diferencial da noite curitibana

Você sabe o que os empreendimentos Vox, Avenida Paulista, Citra, Txapela, Zapata, Jockers, Curitiba Master Hall, Scavollo têm em comum? Além de serem os principais pontos de encontro para baladas, happy-hours e jantares, todos foram projetados pelo arquiteto Gastão Lima.
Curitibano, Gastão Lima completa neste mês de julho 30 anos dedicados á profissão de arquiteto. Formado em 1984 pela PUC/PR, Gastão abraçou a arquitetura enquanto observava uma das maiores obras feitas em Curitiba naquele período: o Shopping Muller. “Eu sempre gostei de artes, de pesquisa, de arqueologia, de história. E o arquiteto tem que estar sempre se atualizando no mercado. Naquela época, no Muller, não havia a exigência de ter um arquiteto responsável pelos projetos das lojas, como é exigido hoje, até por questão de segurança. E eu vi essa carência no mercado de Curitiba”, explica Gastão.
Professor da pós-graduação em Arquitetura na Universidade Positivo, Gastão diz sempre está se atualizando, pois a arquitetura exige isso. “Hoje a internet ajuda muito, mas eu gosto de viajar para conhecer espaços, novas técnicas, novos materiais. Há a necessidade de materiais sintéticos, diferentes, não poluentes”, revela.

Bares e baladas
São quase 700 projetos assinados por Gastão: condomínios, lojas de carros, hotéis, motéis , bares e baladas. Só de bares e baladas, são mais de 32 estabelecimentos que contam com a marca registrada de Gastão Lima: sua assinatura, em mármore branco, no rodapé da entrada principal do lugar. Bar da Brahma, Club Vibe, Slainté, Pravda, são outros nomes que foram projetados pelo arquiteto.
Gastão é mais do que referência no setor de arquitetura de ambientes noturnos. Não é difícil um bar projetado por Gastão estar justamente do lado ou na frente de outros empreendimentos com ambientes projetados pelo arquiteto. Fato esse que acontece nos principais redutos noturnos de Curitiba, como a Avenida Batel e a Rua Itupava.
O arquiteto revela que essa especialização em bares e baladas aconteceu por acaso. “Meu irmão , em 1989, abriu em Curitiba uma casa noturna chamada Amnésia, e eu planejei o ambiente. O concorrente dele não sabia que éramos irmãos e me chamou também para projetar. E assim foram surgindo os convites”, relembra Gastão.
Em Balneário Camboriú, a Space (casa de música eletrônica européia que abriu sua primeira filial das Américas no litoral catarinense) foi seu projeto mais recente, lançado em dezembro do ano passado. Mesmo com tão pouco tempo de abertura, a Space já foi considerada em março deste ano a melhor balada de música eletrônica do mundo, em um ranking feito entre os principais DJ’s do mundo.
Gastão se apaixonou tanto por esse universo noturno, que abriu seu próprio estabelecimento: o arquiteto é proprietário do Txapela, bar e restaurante especializado em culinária basca.

Segurança
Depois do fatídico episódio envolvendo a casa noturna Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, os freqüentadores destes ambientes passaram a estar mais atentos a questão de segurança. Cuidado que Gastão já toma há anos. Nenhum de seus 700 projetos realizados ao longo de sua carreira apresentou problemas quanto à segurança aos usuários.
Ao contrário: os projetos de Gastão são usados como referências pelos Bombeiros. “Tem projetos que eu e os proprietários fizemos saídas de emergência além do necessário. Para você, é diversão uma balada, um bar. Para mim, é coisa séria, é o meu trabalho”, analisa o arquiteto.

Lançamentos
Atualmente, Gastão está envolvido com o projeto da filial da balada sertaneja Shed em Curitiba. A balada já existe, com muito sucesso, em Balneário Camboriú, e chega para os curitibanos com muita tecnologia e sofisticação. Para Gastão, neste projeto, está reunido tudo o que há de moderno, requinte e tecnologia do momento. A balada está prevista para estar de portas abertas nos próximos 40 dias.

))) Franciele Lima