Saúde reforça atendimento nas unidades Ouvidor Pardinho e Mãe Curitibana

A partir desta semana dez novas equipes de Saúde da Família passarão a fazer o atendimento dos usuários da rede pública de saúde que moram na região central de Curitiba. São médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde que vão reforçar a assistência nas unidades de saúde Mãe Curitibana, no São Francisco, e Ouvidor Pardinho, no Centro, responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 50 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Para facilitar a vida dos usuários, as duas unidades passarão a fazer agendamento de consultas por telefone. Quem preferir poderá continuar fazendo a agendamento presencialmente. Outra novidade é a ampliação do horário de atendimento na Ouvidor Pardinho, que passa a funcionar até as 22 horas, de segunda a sexta-feira.
As duas unidades continuarão atendendo os públicos específicos que já atendiam: idosos na Ouvidor Pardinho e crianças e gestantes na Mãe Curitibana. A diferença é que, a partir de agora, qualquer pessoa poderá buscar atendimento nesses locais, como ocorre nas demais unidades básicas de saúde de Curitiba.
Além disso, cinco equipes de Saúde Bucal, formadas por dentista e auxiliar de saúde bucal, darão assistência odontológica a esse público. Três equipes ficarão na US Ouvidor Pardinho e outras duas na US Mãe Curitibana. Temporariamente, as duas últimas atenderão no Centro de Especialidades Odontológicas Rosário, no São Francisco, até que sejam concluídas as ampliações no Mãe Curitibana.

Especialidades
Tanto a unidade Ouvidor Pardinho como a Mãe Curitibana terão pediatras, ginecologistas e psiquiatras, para os casos em que for necessário atendimento especializado. “Uma das grandes vantagens do Saúde da Família é o atendimento integral ao paciente, no local mais perto da sua casa”, salienta o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda.
Especialistas continuarão sendo referência para estas unidades. Na Ouvidor Pardinho, atuarão especialistas em geriatria para atendimento a pacientes com Mal de Parkinson e Alzheimer. Na US Mãe Curitibana haverá obstetras para atendimento às gestantes de risco, além de cardiologista e urologista.
“Essas mudanças fazem parte do processo de fortalecimento da atenção primária à saúde em Curitiba. Vamos ampliar o acesso de todas as pessoas à rede de saúde, buscando diminuir a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas e a melhoria na qualidade da assistência à população”, enfatiza Massuda.