Protesto organizado pelo Facebook paralisa Centro de Curitiba

A Boca Maldita foi o palco da manifestação contra o aumento das tarifas do transporte público de Curitiba nesta segunda-feira. No final da tarde, manifestantes percorreram várias ruas do centro da cidade. A Praça Rui Barbosa também foi tomada pelos manifestantes e os ônibus não conseguiam encostar para apanhar os passageiros. Os passageiros precisaram se deslocar até a Avenida Visconde de Guarapuava para conseguir pegar ônibus.
Os manifestantes se concentram na Boca Maldita e tomaram as ruas André de Barros, Alameda Doutor Muricy e Avenida Marechal Deodoro. Do calçadão da Rua XV de Novembro, os manifestantes seguiram pela Praça Tiradentes, onde fica o marco zero da capital paranaense. Depois disso o movimento segue pela Rua Barão do Cerro Azul até a Avenida Cândido de Abreu, terminando o percurso na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Durante a tarde, algumas pessoas se reuniram na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da UFPR, para pintar os cartazes usados na manifestação.
O III Ato em Apoio ao Movimento Nacional contra o Aumento da Passagem em Curitiba foi organizado via Facebook, em apoio ao manifesto ocorrido semana passada em São Paulo, onde a Polícia conteve com violência os manifestantes, gerando uma grande comoção nacional. O Setran acompanhou toda a manifestação sem intervir e não houve registro de incidentes.
Além de Curitiba, a manifestação nesta segunda aconteceu em outras cidades do estado, como Londrina e Ponta Grossa. Em todo país, também ouve manifestações pacificas. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife foram algumas das capitais que param em apoio á redução da passagem de ônibus. Pelas redes sociais, outras mobilizações populares estão sendo organizadas para os próximos dias ainda nesta semana.