Pesquisa inédita, divulgada pela Microsoft, mostra que quase metade dos funcionários relatam que as redes sociais ajudam a aumentar a produtividade no trabalho. Porém mais de 30% das empresas entrevistadas mundialmente subestimam o valor dessas ferramentas e muitas vezes restringem o seu uso. O levantamento, encomendado pela Microsoft e conduzido pela empresa de pesquisa Ipsos, contempla entrevistas com 9.908 profissionais, em 32 países, entre eles o Brasil.
A análise global traz que 39% dos funcionários sentem que não existem colaborações suficientes em seus locais de trabalho. E 40% deles acreditam que ferramentas sociais podem incentivar o trabalho em equipe. O dado mais surpreendente foi que 31% dos entrevistados disseram que estão dispostos a investir em ferramentas sociais.
No Brasil, 57% dos respondentes sentem que a rede social têm resultado em maior colaboração no ambiente de trabalho e 51% dos profissionais acreditam que podem ser mais produtivos com o suporte desta tecnologia. Quando questionadas sobre o uso das diversas tecnologias para colaboração e comunicação, os entrevistados mencionaram que profissionalmente utilizam e-mails (94%), seguido de mensagens instantâneas (74%), sites e intranets (63%), videoconferência (58%), redes sociais externas (37%) e redes internas (35%).
A pesquisa aponta que 16% das empresas brasileiras encorajam o uso das redes sociais corporativas, enquanto 46% não encoraja, mas também não restringe o acesso, e 38% têm políticas de restrição de uso. No País, grandes empresas têm aderido às redes sociais corporativas como a Natura e Telefônica, que implementaram o Yammer. Já a FIRJAN, Odebreacht e Braskem implementaram o Sharepoint, apostando no ambiente de colaboração.
“Os funcionários já começaram a trazer seus próprios dispositivos para os locais de trabalho, e agora eles utilizam cada vez mais seus próprios serviços”, afirma Charlene Li, fundadora e analista do Altimeter Group, uma empresa que estuda mídias sociais e outras tendências tecnológicas. “Os funcionários esperam trabalhar de forma diferente, com ferramentas que os façam sentir mais conectados, mas isso também é um reflexo de como eles interagem em suas vidas pessoais. Redes sociais corporativas representam uma nova maneira de trabalhar. As organizações que já trabalham com essas ferramentas aumentam a colaboração entre funcionários, o que acelera as respostas dos clientes, além de criar vantagens competitivas”.