O atual ciclo de aumento de juros pelo Banco Central (BC) contribuirá para elevar a confiança da população na economia, disse o presidente da instituição, Alexandre Tombini. Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ele reafirmou o compromisso da autoridade monetária em manter a inflação sob controle. “O Banco Central está vigilante e fará o necessário, com a devida tempestividade, para colocar a inflação em declínio no próximo semestre e manter essa tendência para os próximos anos.” Ele também ressaltou que, apesar de estar caindo mês a mês, a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ainda está aumentando no acumulado em 12 meses. Essa tendência permanecerá até o início do segundo semestre, quando, enfim, a inflação também cairá no acumulado em 12 meses.
De acordo com Tombini, choques de oferta em produtos agrícolas, como a seca nos Estados Unidos no ano passado e o aumento no preço de hortaliças provocado pelas chuvas no início do ano, foram os responsáveis pela alta da inflação no começo de 2013. Segundo ele, a inflação estava convergindo para o centro da meta até meados do ano passado, quando fatores externos passaram a pressionar os índices.
“A intensidade dos choques não foi desprezível. Em junho de 2012, o IPCA acumulado em 12 meses estava em 4,9%”, explicou.