A coleta de assinaturas necessárias para criação de um novo partido pela ex-senadora Marina Silva já começou, informou Bazileu Margarido, que integra o grupo de trabalho de formação da legenda. Segundo ele, a coleta será iniciada após a apresentação oficial do partido, prevista para 16 de fevereiro.
De acordo com Margarido, serão necessárias 491 mil assinaturas para que a nova legenda seja criada. A legislação que regulamenta o funcionamento dos partidos (Lei 9096/1995) estabelece que só pode ser registrado na Justiça Eleitoral estatuto de legenda que comprove o apoio do número de eleitores correspondente a 0,5% dos votos válidos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados.
Balizeu Margarido, que informou que o partido ainda não tem nome definido, disse que o objetivo é registrar o estatuto da legenda ainda em 2013. Pela lei, para que os integrantes da nova legenda possam concorrer nas eleições de 2014, é preciso que o registro ocorra até outubro deste ano.
Bazileu Margarido informou que Marina Silva tem se reunido com diversos apoiadores nos últimos dias a fim de receber propostas que devem integrar o estatuto do novo partido. “Estamos em busca de referências para que se tenha opção para a crise de representação que vive a política”, disse Margarido.