A associação entre LAN Airlines e TAM Linhas Aéreas, que criou o Grupo LATAM Airlines, holding de companhias aéreas mais importantes e com maior cobertura da América do Sul, completa um ano. Após um ano da fusão, as companhias aéreas do Grupo LATAM Airlines continuam trabalhando para oferecer a melhor malha aérea da América do Sul, beneficiando seus passageiros com maior conectividade, melhores itinerários e frequências, e intervalos de conexão mais curtos para 135 destinos em 22 países, além de oferecer transporte de carga para 144 destinos em 27 países.
“O ano de 2012 foi histórico para o setor aéreo, com duas companhias aéreas de grande prestígio na região se unindo para dar origem ao Grupo LATAM Airlines. A associação, que resultou em uma conectividade incomparável, é o marco mais importante no transporte aéreo regional”, afirma Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines.
“A criação deste grupo de companhias nos deu a oportunidade de levar a América do Sul para o resto do mundo e permitiu que nos posicionássemos frente a um cenário cada vez mais competitivo, fruto da contínua consolidação do setor aéreo mundial”, complementa o executivo.
Já Mauricio Rolim Amaro, presidente do Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines, destacou: “O crescimento do Grupo LATAM nos permite oferecer novos destinos aos clientes, criar mais oportunidades para nossos mais de 53 mil funcionários e gerar mais valor para os acionistas. Tudo sem abrir mão do desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa região, melhorando a conectividade de passageiros e cargas na América do Sul”.
Este ano já representou avanços importantes para passageiros, clientes de carga e acionistas, por meio da escolha da aliança global. Com a decisão, o Grupo LATAM Airlines se associará, no segundo trimestre de 2014, à oneworld, líder na região e em praticamente todos os seus centros de operação.
Neste período, houve também a otimização do tempo de viagem de passageiros e do transporte de carga, além do fortalecimento de conexões para o interior da América do Sul. Os horários de viagem foram gerenciados de maneira mais eficiente e o percurso de passageiros facilitado, principalmente para destinos internacionais, por meio dos hubs operacionais de São Paulo (Brasil), Santiago (Chile) e Lima (Peru).