Dilma propõe 5 pactos e anuncia R$ 50 milhões para mobilidade urbana

Em reunião no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, com a presença de mais de 50 prefeitos e governadores do país, a presidenta Dilma Rousseff concluiu que adotará um plano de cinco pactos nacionais: responsabilidade fiscal, saúde, transporte e educação e reforma política. Quanto ao último aspecto, Dilma disse que vai propor a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política. “O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está”, disse Dilma.
Ela defendeu ainda o pacto de responsabilidade fiscal, com o objetivo de manter a estabilidade da economia e o controle da inflação.
Depois, ela anunciou que o governo vai disponibilizar mais R$50 bilhões para investimentos em obras de mobilidade urbana. A reunião foi convocada como uma forma de resposta à onda de manifestações que o Brasil convive, na qual levou milhares de brasileiros às ruas em protesto contra a estrutura do país.
Para melhorar os serviços públicos de saúde, Dilma pediu aos governadores e prefeitos para “acelerar” os investimentos já contratados em hospitais, unidades de pronto-atendimento e unidades básicas de saúde e ampliar a adesão de hospitais filantrópicos ao programa do Ministério da Saúde que troca dívidas por mais atendimento.