Estudantes e professores em férias e profissionais em geral têm uma boa oportunidade de participar de oficinas de arte e educação de 13 a 20 de julho, durante o 23º Festival de Inverno que a UFPR realiza em Antonina no Litoral. As inscrições para mais de 40 oficinas e cursos estão abertas até o próximo dia 9 em dois locais e também pela Internet. No site:www.proec.ufpr.br/festival2013, os interessados encontram toda a programação e também a ficha de inscrição.
As inscrições podem ser feitas ainda na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, das 13 às 19 horas, e em Antonina, no Teatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann (antigo Teatro Municipal), das 9 às 11 e das 13h30 às 17 horas.
As oficinas infantis são gratuitas. As voltadas para os adultos têm uma taxa de R$ 40,00 e as de aprimoramento, de R$50,00. São mais de mil vagas. A coordenação do Festival oferece alojamento para 80 pessoas em uma escola pública de Antonina. A opção pelo alojamento será feita na inscrição.
São diversos tipos de oficinas, como a denominada Poesia do Corpo nos Espaços, que mistura artes cênicas com dança, a ser ministrada pelos professores de Minas Gerais, Diego Bagagal e Martin Dinis. Outras oficinas são de confecção de adereços para escolas de samba, priorizando fantasias de baianas, com André Marins (carnavelesco e que integrou equipes da Caprichosos de Pilares (RJ) e União da Ilha (RJ) e Bateria de Escola de Samba, com Mestre Odilon (ex-diretor de bateria das escolas Grande Rio (RJ) e União da Ilha (RJ). Uma das grandes opções também é a oficina sobre composição de cenas para atores, que será realizada pela professora de artes Rita Clemente, de Minas Gerais.
Antonina em Movimento é outra oficina que deverá chamar a atenção pelas ruas de Antonina. É que os participantes vão realizar “flahs mobs”( aglomerações instantâneas de pessoas para realizar determinada ação inusitada previamente combinada). De acordo com a coordenação, a oficina de “Stop Motion com Técnicas e Materiais Alternativos” também deve ser muito procurada, porque abrange a realização integral de uma animação, desde a elaboração de um roteiro com os temas trazidos pelos participantes, confecção de cenários e personagens, gravação das imagens com uma câmera fotográfica digital e edição. Quem ministra é o professor paulista com formação na Espanha, Daniel Rabanéa.