Imposto segura venda de carros elétricos mas scooters têm vendas recorde

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos a estimativa hoje é de que não haja mais de 200 carros elétricos nas ruas brasileiras. Um dos principais motivos apontados pela entidade é o alto valor do imposto, IPI de 25% que dificulta a popularização dos veículos.
Enquanto isso, veículos elétricos alternativos têm ganhado espaço nos últimos anos batendo recorde de vendas no primeiro semestre de 2013. Patinetes, skates e bicicletas elétricas tomam as ruas e ciclovias das cidades brasileiras. Segundo o diretor da Two Dogs, empresa referência no país em veículos sustentáveis, as vendas gerais nesse primeiro semestre já superaram a expectativa de 30% prevista para o ano inteiro.
“Observamos o maior índice de vendas nas scooter elétricas, popularmente chamadas de patinetes. Por serem mais democráticas, elas agradam pessoas de todas as idades, pois tem a opção de retirar o assento. Dessa forma fica mais radical para aqueles que querem diversão e com o assento, fica mais confortável para as pessoas que a usam como transporte do dia a dia, para ir à academia, ao mercado”, explica Tairone Passos.
Só no ano passado o crescimento geral das vendas da empresa que traz os produtos importado da China foi de 70% somando scooters, bikes e skates elétricos. Neste primeiro semestre as vendas foram 25% maiores de skate elétrico e 105% maior nas scooters – patinetes – elétricas, do que no mesmo período do ano passado.
“É um mercado em amplo crescimento. Pudemos percebemos ao longo desses anos trabalhando primeiro com o skate elétrico, depois com a scooter e agora com as bikes elétricas, que a demanda por veículos elétricos cresce de forma paralela ao de veículos como carros e motos. Isso acontece, pois os elétricos são usados para distâncias mais curtas e para atividades rotineiras”.
As scooter e as bicicletas elétricas se destacam por serem adequadas a pessoas de todas as idades e inclusive com tecnologia voltada à facilidade de manuseio.
“A tecnologia e diminuição de peso das baterias têm ajudado muito para isso. Cada produto que trazemos conquista diferentes e variados públicos”, analisa Tairone.