O governador Beto Richa autorizou a ampliação para R$ 3,5 milhões o volume de recursos a fundo perdido para os municípios em situação de emergência por causa das chuvas intensas de junho. Serão beneficiados 78 municípios.
A iniciativa está sendo coordenada pela Defesa Civil e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Os recursos são para obras emergenciais para garantir acessibilidade às comunidades mais afetadas, principalmente com reparos em estradas rurais. O valor destinado a cada município atende a demanda especificada nos relatórios enviados pelas prefeituras e averiguações técnicas feitas pelo governo.
Além dos recursos para soluções mais emergenciais, o Governo do Estado também está dando apoio técnico aos municípios no processo de formatação dos documentos necessários para obtenção de recursos para reconstrução da infraestrutura danificada. Na semana passada, o governador autorizou R$ 487 mil para aquisição de cestas básicas para as vítimas de enchentes.
Prefeitos e representantes dos 80 municípios em situação de emergência receberam da Coordenação Estadual de Defesa Civil orientações sobre as exigências técnicas e os prazos para a elaboração de um plano de trabalho de reconstrução da infraestrutura. O documento será enviado ao Governo Federal para obtenção de recursos.