Audi apresenta o R8 Coupé V10 Plus

A Audi apresentou em junho para a imprensa especializada o superesportivo R8 Coupé V10 Plus ficou mais dinâmico e potente do que nunca graças a diversas melhorias, incluindo o novo câmbio S tronic de 7 velocidades. Baseada no uso da tecnologia de construção ultra-leve Audi Space Frame, a carroceria do modelo pesa apenas 210 kg e o peso total do carro é de 1.595 kg. O modelo começa a chegar ao Brasil na primeira quinzena de julho, mas estará na Audi Center Curitiba e demais revendas da marca no mês de agosto.
Seu design foi ainda mais aperfeiçoado, com novos faróis em LED de série (que incluem sistema de iluminação de curvas ao girar o volante em condução urbana), grade hexagonal Singleframe e grandes saídas de escape redondas. As luzes traseiras incluem o inovador sistema de pisca dinâmico gerado por LED, que mostra a indicação de mudança de direção por meio de uma sequência de pontos luminosos semelhantes a um risco direcional. Com sistema de frenagem incrivelmente poderoso, sendo freios a disco traseiros, internamente ventilados e perfurados e com design de onda que reduz o peso; e na dianteira, freios de cerâmica, ainda mais leves e extremamente duráveis. O interior do esportivo ficou ainda mais refinado, com acabamento em fibra de carbono Sigma, pacote de luzes, pedais e descansa-pé em alumínio e teto moldado em couro Alcântara. Os bancos dianteiros esportivos são aquecíveis, com ajuste elétrico também para o apoio lombar e revestidos em couro Napa Fina. Ele vem equipado com ar-condicionado automático, volante esportivo multifuncional em couro, com shift-paddles, e alavanca de câmbio revestida em couro.

Motor e transmissão
Novo câmbio S tronic de 7 velocidades aumenta significativamente o desempenho do Audi R8. Equipado com esta transmissão, a aceleração de 0 a 100 km/h é 0,3 segundos mais rápida do que com o câmbio R tronic. O consumo de combustível também diminuiu em 0,9 litro por 100 km, sendo de 4,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada (6,7 km/l combinado). As emissões de CO2 são de 346 g/km (combinado), 515 g/km (cidade) e 246 g/km (estrada). Ganhou novo motor V10 5.2 TFSI produz 550 cv de potência a 8.000 rpm e torque máximo de 540 Nm a 6.500 rpm. Em combinação com a transmissão S tronic de 7 velocidades, acelera o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e tem velocidade máxima de 317 km/h. A nova transmissão compacta de dupla embreagem possui função de controle de saída que oferece ótima tração no arranque.

Chassis

A distribuição de carga por eixo é de, aproximadamente, 43:57 – ideal para um carro esportivo com motor central. A lubrificação por cárter seco permite que o motor seja montado baixo, dando ao veículo um perfeito centro de gravidade. A suspensão esportiva é de série e oferece também bom conforto.
Segurança e comunicação
Para oferecer o máximo de segurança aos ocupantes do carro, o Audi R8 Coupé V10 Plus oferece airbag lateral, cintos de segurança com sensor de afivelamento para o motorista, assistente de partida em aclives, assistente para luz alta e controle de cruzeiro. O veículo vem ainda equipado com kit de primeiros socorros, kit para conserto de pneus, rodas com parafuso antifurto, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico e câmera e sistema de limpador de faróis, entre outros.