Acontece na Política: Segundo turno na eleição do TCE?

A disputa ao Tribunal de Contas que elegeu o deputado Fábio Camargo como conselheiro ainda está dando o que falar. Recentemente o ex-vereador de Castro, Benedito Strickert, entrou com uma ação popular na Vara da Fazenda Pública de Curitiba para anular a eleição. Ele alega que o parlamentar não atingiu mais que 50% dos votos, sendo necessário o segundo turno.

Contrário à população
A eleição ao TCE contrariou o clamor das manifestações populares que exigiam a indicação de um conselheiro com perfil técnico e não político. Vale dizer que o cargo de conselheiro tem um salário superior a R$ 25 mil e é vitalício.

Concurso público para o TC
Uma das alternativas para alterar a escolha de conselheiros é a aprovação de uma PEC de autoria do deputado Rubens Bueno (PPS) que torna obrigatório o concurso público no TCU e, consequentemente, nos tribunais de contas do país. A proposta necessita da assinatura de 171 parlamentares para ser protocolada.

Com voto direto
Já o deputado Ney Leprevost (PSD) encaminhou aos senadores e deputados federais do Paraná uma proposta de alteração na Constituição Federal para que as vagas de conselheiros dos tribunais de contas sejam preenchidas através de voto direto da população nas mesmas eleições em que são escolhidos os deputados federais e senadores.

Serra fora do PSDB?
A saída de José Serra do PSDB está cada vez mais próxima. Como os tucanos não abrem espaço para ele ser candidato a presidente, partidos já começam a conversar com o ex-governador paulista. Recentemente, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, afirmou que o partido está de portas abertas.