Muita gente bacana foi conferir no dia 17 de julho, a festa de lançamento do Audi A3 Sportback no Espaço de Eventos do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. O ECO Curitiba também foi! O compacto “Premium” da Audi chegas as concessionárias da marca nas versões Attraction 1.4 TFSI e Ambition 1.8 TFSI. Na dianteira, o destaque é a grade “single-frame” com cantos angulosos, além dos faróis estreitos de xênon plus, com luzes diurnas em LED e ajuste automático de altura. Na traseira, as luzes bipartidas também têm tecnologia LED. A luz de freio adaptativa, que pulsa em alta freqüência durante uma frenagem mais intensa, é de série. O novo Audi A3 Sportback ficou 90 quilos mais leve do que a versão anterior.
Em seu interior um dos pontos altos é a unidade MMI Navigation Plus com MMI Touch, localizada no console central, com painel de controle táctil integrado, botão de pressão e rotativo para acesso mais intuitivo às funções disponíveis. Este sistema oferece ao motorista maneira inteligente de controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir “escrever” letras ou números com um simples toque e movimento do dedo. A tela colorida de sete polegadas, que se eleva eletricamente, apresenta todas as informações com uma nova disposição e de maneira clara. O ar-condicionado é de série nas duas versões, sendo que o da versão 1.8 é de duas zonas. O compartimento de bagagem oferece 380 litros de capacidade na configuração básica e 1.220 litros com os bancos rebaixados.
Motorização eficiente
O novo motor 1.4 TFSI do Audi A3 Sportback produz 122 cv de potência e 200 Nm de torque máximo. Com câmbio S tronic de dupla embreagem, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos – com velocidade máxima de 203 km/h. O consumo de combustível combinado é de 18,86 km/litro, o que corresponde a 123 gramas de CO2/km. E o novo motor 1.8 TFSI a gasolina – que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas – produz 180 cv de potência e 250 Nm de torque. Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/litro, correspondente a 130 gramas de CO2 por km.
De acordo com a Audi, o novo A3 Sportback chega ao Brasil equipado com câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, extremamente rápida e com engates precisos e quase imperceptíveis. O motorista pode operar o câmbio S tronic por meio de alavanca ou “shift-paddles” no volante. Quando combinado com o Audi Drive Select (de série na versão 1.8), o veículo pode ser operado no modo Eficiência, que permite redução de consumo de combustível. O modelo 1.4 tem ainda rodas de 16 polegadas e o 1.8, rodas de 17 polegadas – ambas com design atrativo. Seu poderoso sistema de frenagem inclui discos ventilados na dianteira e o controle eletrônico de estabilidade limita o deslizamento em curvas.
Quando equipado com Audi Drive Select, o motorista decide o modo de condução e características do acelerador, direção assistida e câmbio S tronic apertando um botão e optando pelo modo Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência. O novo Audi A3 Sportback vem com um conjunto de itens de segurança generoso e de alto padrão, que inclui airbags frontais e para o joelho do condutor e airbags laterais dianteiros de cabeça. Na versão Attraction 1.4 TFSI vai custar R$ 94.700,00 e na versão Ambition 1.8 TFSI terá preço de R$ 135 mil. (Bispo Neto viajou a convite da Audi).