Interessados na pesquisa botânica terão a oportunidade de conhecer melhor o trabalho e a estrutura do Museu Botânico de Curitiba nesta sexta-feira (21/5), em uma palestra ao vivo, transmitida pelo YouTube. A programação começa às 18h e tem apresentação do curador do Museu, o pesquisador Marcelo Leandro Brotto.
Além de um breve histórico da criação e dos projetos dos quais a instituição participa, serão abordadas as últimas excursões que resultaram na descoberta de espécies incorporadas na coleção do Museu, que fica na área do Jardim Botânico de Curitiba.
“Também vamos tratar do trabalho que vem sendo realizado com plantas vivas a serem implantadas nas coleções do Jardim Botânico”, acrescenta Brotto.
O Museu
Foi a coleção particular de 18 mil exsicatas (plantas secas, tratadas e fixadas em cartolina, identificadas e preservadas) do doutor Gerdt Hatschbach que deu origem ao trabalho realizado hoje pelo Museu Botânico Municipal.
O local, fonte de pesquisa científica e de divulgação da flora brasileira, possui um Centro de Informação Botânica e um herbário com aproximadamente 400 mil exsicatas do Brasil e exterior. Não é aberto à visitação, apenas recebe pesquisadores e promove visitas guiadas agendadas e realiza cursos. Durante a pandemia não há agendamentos.