Gastronomia e bem-estar: veja como usar óleos essenciais em receitas

Os óleos essenciais são muito conhecidos pelo uso tópico, ou seja, diretamente na pele, sendo facilmente absorvidos e promovendo assim o benefício desejado; e aromaticamente, com uso de difusores. Mas também há formas de utilizá-los na gastronomia.

Com o propósito de gerar bem-estar, é possível usá-los na água aromatizada, ou no gelo, ou no café, por exemplo. E há ainda o uso aromático deles, para trazer sabor e aroma, aplicando duas gotinhas apenas em um bolo ou uma gota para clarificar a manteiga. A ideia é aventurar-se nos preparos, brincando com os sabores. Os críticos, como limão e laranja, têm concentração mais suaves e pode-se usar de três a quatro gotas. Já aromas como orégano e manjericão são mais potentes e uma gota pode ser suficiente.

A chef Luri Toledo, especializada em Gastronomia Funcional e ex-participante do Masterchef Brasil, estudou o uso dos óleos essenciais na cozinha e assina o livro de receitas dōTERRA Culinária Essencial, que vem em um kit da marca com 10 óleos da linha Aroma Natural. “Cozinha é uma forma de cura, em seus diversos sentidos. O objetivo da Gastronomia Funcional com Aromas Naturais é eliminar a ideia de que a opção por uma alimentação saudável e equilibrada significa abrir mão do sabor”, diz a chef.