A previsão não deixa dúvidas: daqui a dez anos, só irão sobreviver marcas que estejam alinhadas aos valores sustentáveis — ambientais e sociais. “Isso, inclusive, já é uma realidade. Muitos investidores apostam apenas em negócios que olham para esses pilares, que cuidam da natureza e dos trabalhadores”, diz Yamê Reis, fundadora e diretora criativa do Rio Ethical Fashion.
No entanto, a transformação do mercado de moda não acontece da noite para o dia. Também não existe fórmula certa. “Precisamos olhar para as características menos nocivas e abrir a conversa”, analisa Chiara Gadaleta, fundadora da Ecoera e consultora de sustentabilidade na área.
“A palavra-chave dessa relação é a ética”, resume Betty Prado, do coletivo “verde” Bemglô. “Falamos em menor impacto, pois roupa sustentável é um termo perigoso e acaba espalhando mensagens falsas”, acrescenta Rodrigo Ootani, da marca Oriba. Confira, a seguir, alguns caminhos inspiradores.
Sem crueldade animal
Fendi, Donna Karan, Dior… Todas já foram alvo de ativistas do PETA pelo uso de pele de animais. Mas, aos poucos, a moda vem se livrando de velhos hábitos e encontrando soluções “veganas”. A paulistana Insecta Shoes (foto) elegeu o Pinatex, tecido similar ao couro, como protagonista. “Também recorremos a garrafas PET e ao algodão reciclado em sapatos e acessórios”, diz Barbara Mattivy, fundadora e co-CEO da marca.
Circular
Na indústria fashion quem promove a circularidade (pense no trabalho das grifes Zerezes, Comas, Revoada, Damyller e Oriba) está na crista da onda, usando matéria-prima reciclada ou reciclável. “Precisamos investir cada vez mais em materiais que sejam menos poluentes e que tenham alta qualidade de tecnologia”, observa Rodrigo Ootani, um dos sócios da Oriba.
Biomoda
Entre as marcas que estão na dianteira da sustentabilidade, tecidos biodegradáveis são coqueluche. A carioca Levh confecciona biquínis e maiôs com material que se decompõe numa média de três anos ao entrar em contato com as bactérias presentes nos aterros sanitários. “Vamos conseguir conviver cada vez mais em harmonia com a natureza por meio das nossas atitudes e escolhas”, diz Melissa Granado, estilista da grife.