Com o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus, o entretenimento dentro de casa com videogames e serviços de streaming ganhou mais popularidade. No entanto, a utilização de uma plataforma como Netflix ou Amazon Prime Video se restringe a aplicativos instalados em dispositivos inteligentes, como smart TVs e celulares, e muitas vezes compensa adquirir uma TV Box.
Pensando nisso, a Globo pode estar prestes a lançar um aparelho próprio para acesso a seus serviços de conteúdo sob demanda — disponíveis atualmente através da plataforma Globoplay — e canais ao vivo por meio da internet, utilizando um aparelho que dá acesso ao conteúdo da operadora via IPTV.
Um set-top box chamado apenas de Globo.com apareceu entre os registros de homologação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e, apesar da cara de conversor de televisão à cabo, parece estar voltado à oferta de programação por streaming.
Há poucas informações sobre o dispositivo disponíveis para consulta, mas ao que tudo indica a caixa, uma Kaon KSTB4184, não deve ser usada para operação convencional de TV por assinatura, ainda que possua a tradicional conexão para cabo coaxial na parte de trás.
A caixa possui processador Ali M3528 e 512 MB de memória RAM, além da mesma quantidade de armazenamento. Na parte de trás, chama a atenção a presença de conectores RCA, além da tradicional saída HDMI, permitindo a conexão a televisores antigos ou com poucas conexões. Levando esse detalhe em consideração, é possível que o preço da TV Box da Globo seja baixo.
A homologação da TV Box da Globo na Anatel é o primeiro passo para lançamento do produto em território nacional, mas não necessariamente indica que essa chegada está próxima. A empresa não falou sobre o assunto e, por enquanto, não divulgou planos oficiais de lançamento de uma set-top box com sua marca.