Na última quinta-feira (29) a cidade de São Paulo registrou a menor temperatura média desde 2016: 4,7 °C, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Esse tempo é resultado de uma frente fria que atingiu as regiões Sul e Sudeste do país. Além de deixar os brasileiros batendo o queixo, todo esse frio pode afetar o consumo de combustível do carro. Mas por que isso acontece?
Segundo Marcelo Augusto Leal Alves, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com as temperaturas baixas (abaixo de 10 °C) a pressão de ar dentro dos pneus diminui. “Essa redução faz com que o veículo tenha um aumento da resistência ao rolamento – o carro tem que mandar mais energia para fazer os pneus rolarem –, e isso aumenta o consumo.”
Outro fator, de acordo com o especialista, tem relação com a aerodinâmica do veículo. “Quando está muito frio, a densidade do ar aumenta; isso aumenta a resistência do ar e, consequentemente, da aerodinâmica do veículo. O fenômeno é mais sentido em estradas, quando a velocidade do automóvel é maior”.