Centro de Autismo de Paranaguá torna-se referência para outras cidades

Equipe da Secretaria de Educação e Cultura de Palotina, no Oeste Paranaense, veio conhecer a estrutura local. Em alguns meses um novo espaço de atendimento de autistas será aberto no Paraná

O Centro de Autismo de Paranaguá já está se tornando referência para outras cidades. Depois de receber visitas técnicas de profissionais de prefeituras da região litorânea, a equipe recebeu profissionais da Prefeitura de Palotina nesta semana.

A equipe formada por oito profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina estava composta por professores da educação infantil e fundamental e fonoaudióloga adiantou que o espaço para atendimento a pessoas com espectro autista está sendo reformado e nos próximos meses deverá ser inaugurado na cidade do oeste paranaense.

“A troca de experiência é muito importante. E foi gratificante conhecer a estrutura e o trabalho que está sendo realizado em Paranaguá e que se estende para outras cidades brasileiras”, destacou Ana Paula Alves, professora da rede palotinense e coordenadora do novo centro para autistas. Eles tomaram conhecimento do Centro de Paranaguá por meio de notícias na internet.

De acordo com Ana Paula, a lista de atendimento conta com 22 alunos da rede municipal- da educação infantil até o fundamental – que terão atendimento com professor de Educação Física, fonoaudiologia e sala de psicomotricidade.

A equipe de Palotina foi recebida e acompanhada pela secretária de Educação de Paranaguá, Tenile Xavier e pela coordenadora do Centro, Irazilda Bisson Dalago.

“Explicamos o funcionamento do Centro, assim como do CMAE- Centro Municipal de Avaliação Especializado e a parceria estabelecida pela Secretaria de Educação entre estes dois pontos para que haja uma integração entre todos os pontos da nossa rede de ensino”, disse Tenile. “Queremos ajudar como pudermos e ficamos felizes cada vez que sabemos que um novo espaço para atendimento aos autistas é aberto, pois é um trabalho que vai avançando em todo o Paraná”, completou a secretária de Educação.

Além de conhecer o Centro, os profissionais de Palotina também visitaram a sede da Secretaria de Educação e Ensino em Tempo Integral.