No mês de aniversário, Curitiba ganhou dois painéis multicoloridos, em tributo à biodiversidade brasileira. O primeiro foi pintado em um muro da loja do Grande Oriente do Paraná, no cruzamento do Viaduto do Colorado com a Rua Brasilio Itiberê. O outro, na esquina da Travessa da Lapa com a Avenida Visconde de Guarapuava, foi finalizado na semana passada.
Os painéis integram o projeto Muros na Mata Atlântica, assinados pelo muralista Filiage, trazem a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles e celebram a biodiversidade da Mata Atlântica.
“O muro da antiga garagem de bonde da cidade, que hoje pertence à Câmara Municipal de Curitiba, foi entregue à criatividade do artista Filiage, e eu vim aqui conferir como ficou o resultado dessa obra que enaltece nosso patrimônio histórico”, destacou Greca.
A visita ao painel de Filiage foi acompanhada do presidente da Câmara, Tico Kuzma, do vereador Pier Petruzziello e da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
O projeto
Muros da Mata Atlântica conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, e tem o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do movimento Tudo de Cor, iniciativa sociocultural sustentável do grupo para o fomento de ações voltadas a colorir e restaurar áreas urbanas.
A Mata Atlântica, que cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original. Os painéis elaborados pelo muralista em Curitiba reproduzem espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica. A escolha dos elementos tem a orientação da esposa do artista, Patrícia, que é bióloga.
Curitiba é a quarta cidade a receber o projeto, que foi aberto em Campinas (SP) e, em seguida, levado a Mauá (SP) e Joinville (SC).
Após Curitiba, a iniciativa irá à capital paulista, a São José do Rio Preto, no interior de São Paulo; Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná; Florianópolis, em Santa Catarina; e Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Em Curitiba, como parte do projeto, o artista realizou uma palestra sobre a Mata Atlântica na Gibiteca.
O artista
Nascido em São José do Rio Preto e morando atualmente em Campinas, atuou como ilustrador publicitário e viveu por nove anos na Espanha. No retorno ao Brasil, desenvolveu a técnica do muralismo com diversidade de cores e formas estilizadas de animais e plantas.
Participou de edições da Campinas Decor e Casa Cor, de São Paulo, e realizou pintura mural temática em várias cidades paulistas. Tem obras exibidas e murais realizados na Alemanha, Espanha e Turquia.