Laquila fecha o ano consolidada como líder da América Latina no segmento de peças e acessórios para motos

Localizada em Campina Grande do Sul, há 30 quilômetros de Curitiba, a Laquila fecha o ano de 2022 consolidada como maior distribuidora de peças e acessórios para motos da América Latina. O resultado se deve ao variado mix de produtos e a eficiência nos mais de 2.500 clientes atendidos mensalmente, em média. São roupas de motocicleta, acessórios, peças mecânicas e eletrônicas, iluminação, capacete, pneus, câmaras de ar, entre outros, somando mais de 6.000 itens no portfólio. São 19 marcas próprias, dentre elas, KMP e TXK consolidadas no mercado de peças e TEXX referência há mais de 20 anos no mercado de acessórios. Além disso, a empresa é a distribuidora oficial da marca HJC no Brasil, a melhor marca de capacetes do mundo.

Para manter a eficiência no atendimento aos mais de 12.500 clientes ativos, o setor de compra adquire estoque com antecedência de seis meses, garantindo o reabastecimento do mercado. A empresa investe também em inovação contando com um setor específico para desenvolvimento de produtos e pesquisas, trazendo assim as tendências e necessidades, possibilitando o aumento constante de itens.

“Atuamos em um dos ramos que mais crescem no Brasil que é o da locomoção especialmente com motos. É fundamental nos atualizarmos para nos mantermos na liderança em nosso segmento”, explica a coordenadora de Inteligência de Mercado, Juliana Machado.

Implementado em 2019, de forma pioneira no setor, o modelo de venda Drop Shipping, que permite aos lojistas comercializar produtos diretamente do estoque da empresa. Nesse formato, o produto é enviado diretamente ao consumidor final e toda a gestão de pedidos e informações de estoque são realizadas através de um portal Laquila, cabendo ao revendedor criar e gerenciar os anúncios para seu próprio negócio.
Numa sede com 15 mil metros quadrados, a Laquila conta com mais de 300 colaboradores diretos, e mais 98 indiretos, espalhados por todas as regiões brasileiras. As equipes regionais facilitam o atendimento e relacionamento com os clientes, mantendo a proximidade e o clima familiar, cultivados pela empresa desde sua origem, há mais de 40 anos.

“A Laquila busca manter seus valores, principalmente o comprometimento e o respeito aos relacionamentos, mostrando que as pessoas são importantes e cada uma delas faz a diferença”, explica a diretora executiva da empresa, Rosy Souza.

Investimento em RH

O crescimento contínuo da empresa coincide também com investimento em recursos humanos, desde a qualidade do local de trabalho como uma pista de corrida e caminhada criada para os funcionários até a convenção anual da empresa que acontece no mês de janeiro para treinar e atualizar a equipe comercial, além de apresentar o planejamento de 2023. No evento, acontecem palestras sobre o mix de produtos da Laquila, treinamento comportamental, campanhas de incentivo e premiações com carro, motos, viagens e prêmios em dinheiro.