Artigo: TalkGPT em processos seletivos

*Por Denise Barbosa 

Sou uma entusiasta e acredito no poder da tecnologia em potencializar o desempenho das pessoas. Acredito que a tecnologia está relacionada ao desenvolvimento humano e vice e versa, proporcionando a inovação no COMO vivemos e trabalhamos. Isso, consequentemente, gera o nascimento de novas habilidades, carreiras e oportunidades. Estudando e compreendendo a tecnologia, podemos ganhar escala, substituir trabalhados operacionais (às vezes insalubres e repetitivos), por atividades intelectuais. Usando do pensamento, criatividade, gestão e conexão. Vamos lembrar que modelos de trabalho como Anywhere e outras práticas que promovem a qualidade de vida no ambiente corporativo, estão relacionadas com a entrada da tecnologia em nossa rotina. Essa realidade não é diferente para as pessoas que trabalham na área de Recursos Humanos, Recrutamento e Desenvolvimento Organizacional.

 

Falando a respeito do TalkGPT, um aplicativo de chatbot que permite interagir com uma inteligência artificial por meio de voz ou texto, e é capaz de responder a perguntas, conversar sobre diversos assuntos e até traduzir em tempo real, é uma ferramenta interessante para quem quer se divertir, criar conteúdo, otimizar etapas de processo, aprender ou praticar um idioma. Utilizar TalkGPT e suas funcionalidades em processos seletivos pode ser uma boa forma de avaliar algumas habilidades. Como por exemplo, a comunicação, o raciocínio, nível do idioma, a criatividade e realizar testes de cálculo e lógica. Para utilizar o TalkGPT em processos seletivos, você pode usar a plataforma chat.openai.com para criar um chatbot personalizado que converse com os candidatos sobre suas habilidades, experiências e motivações, inclusive personalizar feedback.

 

Contudo o TalkGPT tem limitações e a qualidade na utilização e no resultado está mais ligado a pessoa que está utilizando desta tecnologia. Por isso, é importante estudar, testar, compreender, validar a qualidade das respostas e, o mais importante, complementar o processo seletivo com outras etapas de avaliação e contato com as pessoas candidatas.

 

Como sugestão de uso do TalkGPT em processos seletivos, você pode solicitar aos candidatos que conversem com o chatbot sobre um tema relacionado a vaga ou a empresa. Depois disso, analisar como eles se expressaram, quais perguntas fizeram e como reagiram às respostas do mesmo. O TalkGPT também pode ser utilizado para testar o nível de inglês dos candidatos, usando a função de tradução em tempo real.

 

Além de validar a qualidade de resposta do TalkGPT, também é interessante cuidar da experiência das pessoas na interação com o chatbot. Alguns podem achar TalkGPT divertido e desafiador, outros podem achar estranho ou intimidador. É importante explicar aos candidatos o que é TalkGPT, como ele funciona e qual o objetivo de usá-lo no processo seletivo. Também é importante coletar o feedback da experiência dos candidatos nesta interação e dar a opção de não conversar com TalkGPT, caso eles não se sentirem à vontade. Aprender a utilizar a ferramenta a partir da experiência, melhorando a interação é importante para obter o melhor da tecnologia.

 

Portanto, antes de usar TalkGPT em processos seletivos, assim como qualquer outra ferramenta, é importante estudar e compreender a utilidade dentro do processo, praticando a empatia ao definir o objetivo, etapas e critérios da avaliação. Uma sugestão é usar TalkGPT como uma etapa complementar ou opcional do processo seletivo, para testar a ferramenta e seus resultados. O talkGPT deve ser usado com transparência e honestidade, deixando claro que se trata de uma inteligência artificial e não de uma pessoa real.

 

Aproveite o TalkGPT para aprender novas habilidades e inovar em seu processo.

*DENISE BARBOSA é especialista em desenvolvimento humano e
organizacional, e performance profissional. Faz mentoria e design de
carreira e é consultora de projetos estratégicos de RH.

SERVIÇO:

DB DESENVOLVIMENTO

HTTPS://WWW.DENISEBARBOSA.COM.BR/ [1]

DENISE@DENISEBARBOSA.COM.BR

INSTAGRAM: @DB_DESENVOLVIMENTO

FACEBOOK: /DENISEBARBOSA.COM.BR/

Foto: Divulgação.