O gargalo para o avanço de uma empresa não está na estratégia de negócio e sim em quem vai executá-la.
Partindo deste senso comum, sobre o impacto da atividade de Atração&Seleção no negócio, faço a provocação:
– Por que em muitas empresas esta atividade ainda é vista como operacional e com baixo investimento no desenvolvimento do time Atração&Seleção?
– Por que ainda existem gestores que não dedicam tempo para definir o perfil da posição e ainda consideram que seleção é tema do RH?
Imagina o resultado desta equação: um time de Atração&Seleção operacional dividindo a atividade com gestores(as) que não definem o perfil para posição, ou não sabem o que precisam. O resultado é um processo seletivo que vira uma verdadeira metralhadora e, com sorte, alguém vai achar o(a) candidato(a) depois de muita entrevista. Esse processo é um círculo vicioso, que interfere na motivação da liderança, no time de A&S, nos candidatos contatados equivocadamente e ainda pode impactar negativamente a reputação da empresa.
Como fazer para que Atração&Seleção contribua efetivamente para execução da estratégia do negócio?
* Invista no desenvolvimento e competência das pessoas que atuam na área de Atração&Seleção (seja time interno ou fornecedores). Envolva-as na estratégia de curto e longo prazo para que possam oferecer soluções e selecionar pessoas que adicionemà cultura e contribuam para o crescimento do time e da empresa. Explique o porquê de cada contratação.
* Prepare a liderança. Se certifique que os gestores são as pessoas certas para responder pela seleção de profissionais e que atuem ativamente em todo o processo: desde a definição do perfil com base na cultura, time e desempenho esperado; como na divulgação das oportunidades em sua rede social, ativando o networking. Pessoas querem se conectar com pessoas.Querem saber quem é o(a) gestor(a), sua experiência e perfil. A liderança e o time têm forte influência na atração de talentos.
* Não divida, some. A fórmula do sucesso é: Gestor + Time de A&S. Juntos, a partir do perfil e da estratégia do negócio, podem definir a melhor abordagem, processo e avaliação para seleção de candidatos(as). Um bom e criterioso processo seletivo é baseado em competências, habilidades e atitudes e não leva em consideração gênero, idade ou outros rótulos.
* Atração&Seleção é uma área de negócio, responsável por prospectar e apresentar a empresa ao mercado continuamente. O time de Atração&Seleção é um cartão de visitas e uma importante área de relações interna e externa. Investir em plataformas para escalar o processo com foco na experiência do usuário; definir indicadores de performance que sejam relevantes, garantir que as informações e práticas de seleção representem a verdadeira cultura da empresa e que os candidatos tenham uma boa experiência independente de serem contratados(a) ou não, com certeza contribuirá para atrair ótimos(as) profissionais.
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