3º episódio da premiada série “O Lugar Antes de Mim” será exibido no Cine Passeio no dia 26/07 às 19h30

Sambaquis são os destaques do novo episódio da série que objetiva valorizar o patrimônio material, em especial os sítios arqueológicos. Filmagens foram realizadas em Adrianópolis-PR, Guaraqueçaba-PR, Matinhos-PR e Joinville-SC

 

Será lançado oficialmente na próxima quarta-feira, dia 26 de julho, às 19h30, no Cine Passeio, em Curitiba, o terceiro episódio da série documental transmídia “O Lugar Antes de Mim”. O longa-metragem, dirigido pela paranaense Karla Nascimento, tem como objetivo difundir e valorizar o patrimônio material brasileiro – em especial os sítios arqueológicos, através dos recursos audiovisuais.

Neste terceiro episódio, o tema serão os sambaquis – montes de conchas, que chegam a ter mais de 60 metros de altura, construídos por povos pré-coloniais, onde também é possível encontrar resquícios de atividades humanas, como fogueiras, restos de animais, artefatos, ferramentas e ainda sepultamentos humanos. O episódio dos Sambaquis inclusive já foi selecionado para um importante festival de cinema da Itália, o FIRENZE ARCHEOFILM – Festival Internazionale del Cinema di Archeologia Arte Ambiente de 2022.  

As filmagens foram realizadas em sítios arqueológicos nos municípios paranaenses de Adrianópolis, Guaraqueçaba e Matinhos, além de Joinville (SC). Também foram entrevistados especialistas no tema e filmados itens de acervos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-UFPR), Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) e Museu Paranaense (MUPA).

O terceiro episódio da série chega carregado de boas expectativas, principalmente após o sucesso do 2º episódio, que abordou a arte rupestre dos campos gerais paranaenses, e teve um ótimo reconhecimento: conquistou o prêmio público do Rencontres d’Archéologie de la Narbonnaise (RAN) de 2020, na França, e ganhou também como melhor filme no 10º FESTCINE – Festival de Cinema de Pinhais (PR).

A diretora e roteirista Karla Nascimento espera que as pessoas continuem se surpreendendo, agora com a rica história do povo Sambaquiano. “Através da bioarqueologia, a gente tem bastante informações sobre o modo de vida deles. Então tem muita coisa interessante, a partir dos dentes, dos resquícios dos ossos. Essa parte a gente fez na USP, passamos 4 dias gravando lá, entrevistando os pesquisadores de renome na área de estudo de Sambaquis. Acredito que o resultado vai ser surpreendente, no sentido de conhecimento, as pessoas ficarão bem surpresas por ter contato com essa cultura que se afasta da gente pelo menos mil anos antes das chegadas dos europeus. A datação mais antiga que tem no filme é de 10 mil anos atrás, tem muita coisa relacionada à produção artística deles, nós temos Zoólitos, Zoósteos, peças magníficas de beleza extrema, feitas há milhares de anos atrás”, adianta Karla.

Para o diretor de fotografia do “O Lugar Antes de Mim”, Beto Carminatti, o processo de produção do documentário foi algo que impactou a todos. “O que fica na experiência desse trabalho, por ser um seriado, é que a cada capítulo se tem uma evolução do processo, em todos os aspectos. Além do companheirismo sempre presente na equipe, em todos os setores, existe o impacto sensorial em todas as atividades. A aventura de desbravar lugares, encontrar paisagens surpreendentes e o desafio sempre inspirador de criar uma concepção imagética de linguagem, ao mesmo tempo científica, artística, cultural e educativa”, afirma.

Serviço

Exibição do 3º episódio da série “O Lugar Antes de Mim – Sambaquis”

Data: 26/07/23 (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Cine Passeio – Sala Valêncio Xavier

Endereço: Rua Riachuelo, 410, Centro, Curitiba-PR.

 

*Entrada gratuita

 

Mais informações: https://olugarantesdemim.tv.br/

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Roteiro e Direção: Karla Nascimento | Assistente de direção: Claudete Luginieski | Direção de fotografia e direção de edição: Beto Carminatti | Produção executiva: Claudia Adriane Nascimento e João Gustavo Ferreira | Direção de produção: Thaynã Rodrigues | Fotografia e drone: Jack Stica | Câmera e drone adicionais: Gabriel Marchi | Câmera adicional e making of: Luis Felipe Santos | Assistente de câmera: Victor Nascimento Raimundo | Técnico de som direto: Rodrigo Janiszewski | Fotógrafo still / making of: Almir da Cruz Britto Junior | Pesquisa: Karla Nascimento, Beatriz Ramos da Costa e Simone Belarmino da Silva | Assistentes de produção: Camille Dittert Bittencourt, Kleber Cunico e Luis Fernando Almeida Antunes Filho | Estagiárias de produção: Fernanda Pondes Simão e Tayna Mariane de Lima Morais | Editora de imagens: Jeanine Holtrup | Animação gráfica: João Guilherme Ribeiro Casa | Desenho de som, mixagem e música original: Rodrigo Janiszewski