* Por Denise Barbosa
Questorming é uma variação do brainstorming, com enfoque na dinâmica de geração de perguntas para aprofundar a abordagem na solução de problemas. Ao trabalharmos somente com afirmações na busca de soluções, podemos limitar nossa contribuição com o que sabemos, com experiência prévia e às vezes simplificando o problema.
Aplicar o Questorming é uma forma de treinar habilidades como o pensamento crítico, interpretação de informação, criatividade e gerar aprendizagem por meio da colaboração entre participantes.
A técnica se baseia na formulação de perguntas associadas ao tema, estimulando mais atenção e envolvimento dos participantes sobre aspectos não óbvios e com diferentes perspectivas sobre o problema.
Como aplicar a metodologia:
- Defina o tema (evento, projeto, problemas organizacionais, educacional, mudanças…) e a estratégia de como irá apresentar ao grupo: afirmação, storytelling, vídeo, cena ou imagem.
- Defina os participantes para a sessão de Questorming. Opte por um grupo pequeno.
- Envie o tema com antecedência aos participantes com um briefing do que se espera para a sessão. Estimule que individualmente analisem o tema e formulem perguntas. Quanto mais, melhor e não há censura. Caso ache necessário, pode oferecer material de apoio como 5W2H, QFT, 5Whys.
- Garanta a estrutura apropriada. Escolha o local com quadros para anotação ou flip charts e post it de diferentes cores.
- Inicie a sessão com sua estratégia de exposição do tema. Quanto mais estímulo, melhor: visual, auditivo e cinestésico.
- Cada participante deve apresentar suas perguntas, sem nenhum tipo de censura.
- Estimule a curiosidade, a partir do que foi apresentado, gerando novas perguntas, aprofundando o assunto com pensamento crítico e criatividade.
- Organize as perguntas. Anote todas as perguntas:
- A pergunta pode ser respondida imediatamente?
- A quem a pergunta deve ser feita para ser respondida?
- Identifique perguntas convergentes e divergentes.
- Priorize as perguntas que devem ser respondidas imediatamente, pois impactam o projeto.
- Crie seu backlog, considerando todas as perguntas.
Na próxima vez que estiver diante de um novo desafio, antes de propor soluções, que tal começar com perguntas para chegar a resultados diferentes e mais criativos, desbloqueando seu pensamento e quebrando paradigmas.
DENISE BARBOSA é especialista em desenvolvimento humano e organizacional, e performance profissional. Faz mentoria e design de carreira e é consultora de projetos estratégicos de RH.
SERVIÇO:
DB DESENVOLVIMENTO
HTTPS://WWW.DENISEBARBOSA.COM.BR/
INSTAGRAM: @DB_DESENVOLVIMENTO
FACEBOOK: /DENISEBARBOSA.COM.BR/