Treze Tílias é premiada internacionalmente no TOP 100 Stories da Green Destinations

Catorze destinos brasileiros foram selecionados entre as mais destacadas histórias de boas práticas em turismo responsável no mundo, como parte da renomada premiação anual promovida pela organização holandesa Green Destinations. A cerimônia virtual de premiação do TOP 100 Stories 2024, foi realizada hoje 15 de outubro, e integrou a programação da Conferência Global Green Destinations 2024. Entre as mais de 190 histórias inscritas, 14 destinos brasileiros foram premiados, em Santa Catarina, seis localidades foram escolhidas: Bombinhas, Bom Jardim da Serra, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias, o município está localizado no meio oeste catarinense, e integra a região turística Vale dos Imigrantes.

Para a equipe da DEL, parceira da Green Destinations no Brasil, é uma grande honra receber este título, que reforça aquilo que já sentimos: Treze Tílias é tão especial para quem vive aqui que, certamente, atrairá ainda mais visitantes que buscam um destino autêntico, acolhedor e comprometido com o turismo responsável. Este prêmio destaca o cuidado da comunidade com a preservação do meio ambiente e de tradições culturais, tornando o município um lugar ainda mais encantador para todos.

Green Destinations

Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte.

No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação do programa de certificação e pela promoção do turismo sustentável no país.

Sobre Treze Tílias

Treze Tílias foi fundada no dia 13 de outubro de 1933 pelo ex-ministro da agricultura da Áustria Andreas Thaler, em um momento em que a Áustria buscava soluções para minimizar o sofrimento de sua população que estava em meio a uma crise generalizada.

A imigração aconteceu principalmente entre os anos de 1933 e 1937, com pessoas vindas em sua maioria dos estados do Tirol, Vorarlberg e Alta Áustria (Oberösterreich). A colônia recebeu também pessoas de outros estados do país e ainda austríacos do Tirol do Sul (Südtirol), região que pertenceu a Áustria entre 1363 e 1918 e que após a 1º Guerra Mundial foi anexada ao território italiano.

A cultura sempre foi um ponto de destaque na colonização, que teve a fundação da Banda dos Tiroleses ainda no primeiro navio de imigração, a arte da escultura e o canto já presentes no primeiro natal na nova pátria e com o passar dos anos, novos grupos foram se formando com o intuito de preservar a identidade de Treze Tílias, que é hoje conhecida nacionalmente como “O Tirol Brasileiro”.

Além da cultura austríaca, Treze Tílias recebeu descendentes de alemães (principalmente do Hundsrück e Westfalen) de italianos (principalmente de Vêneto e Lombardia), fazendo com que a cultura europeia seja muito influente na cidade e região.

Em Treze Tílias, a arte da escultura em madeira floresce com esplendor, consolidando a cidade com a Capital Catarinense dos Escultores e da Escultura em Madeira. O talento dos escultores dedicados molda não apenas madeira, mas também a história e identidade do município, cada obra, criada com habilidade e paixão, enriquece o patrimônio cultural de Treze Tílias e deixa um legado duradouro que inspira e encanta visitantes de todo o mundo.

Foto de Evandro Novak e  texto de Maely Silva / Bom Dia SC