A TIM comemora os 15 anos de listagem na BM&FBOVESPA apresentando consistentes resultados do segundo trimestre de 2013 em cerimônia na sede da Bolsa, ontem, em São Paulo. Os resultados obtidos demonstram eficiência da estratégia da operadora, baseada nos pilares da qualidade, inovação e transparência.
A base de assinantes chegou a 72,2 milhões, quase um milhão deles conquistados entre abril e junho de 2013. Comparado com o mesmo período do ano passado, o número de clientes aumentou 4,8% e a operadora fechou o trimestre com 27,2% de market share. Um dos destaques foi o incremento do segmento pós-pago, com um crescimento de 14% da base, ante um avanço de 3,3% nas ativações de pré-pagos, o que impactou de forma positiva os resultados financeiros deste trimestre. O número de clientes 3G cresceu 21% no período, motivado, principalmente, pelo aumento da penetração de web e smartphones na base, que chegou a 50%.
Neste período, a TIM registrou um efeito não recorrente em seus resultados – motivado por disputas de interconexão em andamento -, impactando negativamente e de forma pontual os resultados em R$ 44 milhões na receita e R$ 31 milhões no EBITDA.
Dessa forma, o lucro líquido “orgânico” alcançou R$ 405,8 milhões, número 17,9% superior ao do segundo trimestre de 2012. O lucro por ação foi de R$ 0,17 – um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foi de R$ 0,14. Já a receita bruta, também “orgânica”, cresceu 10% ano a ano, chegando a R$ 7,5 bilhões. O EBTIDA “orgânico” cresceu 4,4% ano a ano, para R$ 1,3 bilhão, em linha com o aumento da receita com serviços.
Pelo segundo trimestre consecutivo, a receita de VAS cresceu fortemente ano a ano, com aumento de 25,3%. O desempenho é consequência do sucesso das ofertas de dados Infinity Web e Liberty Web e Infinity Torpedo, que permite envio ilimitados de SMS. Nesse trimestre, o ganho com VAS correspondeu a 22% da receita bruta dos serviços móveis, chegando a R$ 1,3 bilhão.
A TIM apresentou ainda uma recuperação do ARPU. A receita orgânica média por usuário subiu 0,4%, após 17 trimestres de recuo, alcançando R$ 18,30. O resultado está relacionado aos esforços da operadora para aumentar sua base de clientes de planos pós-pagos e ao desempenho positivo das ofertas de dados. O MOU (Minutos de Uso) também cresceu novamente, alcançando a média de 148 minutos por cliente, alta de 16% ano a ano. A inadimplência segue sob controle, mesmo com o forte crescimento da base de clientes de planos pós-pagos, abaixo de 1% da receita bruta.
Investimentos
No trimestre, o investimento da TIM dobrou em comparação aos primeiros três meses do ano, chegando a R$ 1,1 bilhão. A maior parcela deste montante foi direcionada para projetos de infraestrutura, especialmente para a implantação da tecnologia 4G no país e ampliação da rede 3G.
Graças a uma iniciativa inovadora da TIM de compartilhamento da rede de acesso de rádio no 4G (RAN Sharing), a operadora completou a entrega da rede de quarta geração nas cidades que abrigaram a Copa das Confederações – Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza, seguindo as especificações e o prazo estipulado pela Anatel. Além disso, antecipou o lançamento da tecnologia em São Paulo, alcançando 79 bairros da capital paulista no mês de julho, e acaba de chegar a Curitiba, também adiantando a entrega, prevista para dezembro, com bons resultados iniciais de novas adições quando comparadas com o total de mercado.
Já a cobertura 3G chegou a 149 novas cidades no trimestre, totalizando 898 municípios com rede de terceira geração da TIM e 75% da população urbana. A tecnologia Wi-Fi fechou o trimestre com 19 aeroportos cobertos no Brasil: Guarulhos, Congonhas, Brasília, Galeão, Santos Dumont, Salvador, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Campinas, Fortaleza, Pampulha, Confins, Joinville, Uberaba, Maceió, Goiânia, Jacarepaguá e Montes Claros.