
Uma plateia lotada acompanhou o início oficial da 33ª edição do Festival de Curitiba na noite de segunda-feira (24), no Teatro Positivo. A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas acompanhem as 350 atrações artísticas que fazem parte da agenda, com apresentações em mais de 70 espaços culturais de Curitiba e da região metropolitana.
A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, lembrou que o Governo do Estado é um apoiador de longa data do evento, que neste ano conta com aportes da Copel, Sanepar e Viaje Paraná. “O Governo do Paraná tem a honra de ser um parceiro histórico deste festival por compreender o seu impacto e relevância. Nosso compromisso com a cultura se reflete no apoio contínuo a iniciativas que promovem o acesso à arte e incentivam a criatividade e a diversidade cultural”, pontuou.
Também participaram da abertura do festival os secretários estaduais do Turismo, Márcio Nunes, e do Planejamento, Guto Silva.
Os espetáculos de um dos mais importantes eventos de artes cênicas do Brasil impactam diretamente a cadeia da economia criativa e do turismo paranaense. Isso porque mais de 1,8 mil artistas, técnicos e profissionais da cultura devem participar direta e indiretamente do evento, que vai até o dia 6 de abril.
“O Festival de Teatro de Curitiba é um belo exemplo de como o investimento em cultura gera retorno para a sociedade, impulsionando o setor cultural e o turismo, fortalecendo a economia criativa e gerando oportunidades”, acrescentou a secretária estadual da Cultura.
ABERTURA – A cerimônia de abertura contou com o espetáculo “Os Mambembes”, baseado na comédia de Artur Azevedo, de 1904, sobre as aventuras de atores e atrizes de teatro. A direção da peça foi de Emílio de Mello e Gustavo Guenzburger, e contou com atores consagrados no elenco, como Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, acompanhados do músico Caio Padilha.
O carnavalesco e pesquisador Milton Cunha comandou a apresentou da cerimônia e afirmou que é ‘divino’ ver a movimentação de Curitiba entorno do evento. “Turismo e cultura andam lado a lado, pois são dois vetores de atração e movimentação do espaço. Então quando você vê uma cidade que tem 70 espaços para cultura, performance, teatro e cultura, você percebe que todo mundo tem que estar de olho em um evento deste”, afirmou.
Como já é tradição, o Centro Cultural Teatro Guaíra será um dos principais espaços do Festival, recebendo 15 espetáculos da Mostra Lucia Camargo. Grandes nomes do cenário artístico brasileiro passarão pelo Guaíra, como Débora Falabella, com o monólogo “Prima Facie”, Marcelo Serrado e Heloísa Périssé, em “Avesso do avesso”, e Gregório Duvivier, com a comédia poética “O Céu da Língua”.
Os ingressos para o Festival de Curitiba variam entre entradas gratuitas até R$ 85, mais taxas administrativas. Eles podem ser adquiridos pelo site oficial do evento, onde também é possível conferir a programação completa, e na bilheteria física exclusivo no Shopping Mueller, que fica aberta de segunda a sábado, das 10h às 22h. Nos domingos e feriados, o atendimento é das 14h às 20h.
Foto: Kraw Penas/SEEC