A Prefeitura de Curitiba investirá mais R$ 1,5 milhão para concluir as obras de manutenção e ampliação do Mercado Municipal de Curitiba, entregue inacabado e com vários problemas no fim do ano passado. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Fruet, durante a comemoração do aniversário de 55 anos do complexo, na última semana. A previsão é que as obras sejam concluídas em dois meses.
As obras já foram retomadas nesta sexta-feira, com atenção especial ao elevador que dará acesso a pessoas com deficiência ao piso superior, onde estão instalados o Setor de Orgânicos e a Praça de Alimentação. O elevador deve estar funcionando na próxima semana.
A obra inicial tinha investimento previsto de R$ 5, 5 milhões. Porém, por erros de execução e projetos na gestão anterior, foi necessário negociar valores e aditivos ao contrato com a construtora, firmado em 2010. Devido a esses impasses, a obra estava suspensa há sete meses. “Houve falha. Por isso, a interrupção e a necessidade de reequilibrar o contrato e ajustes que já deveriam ter sido realizados. Mas o nosso olhar é para a frente, para o futuro, para a melhoria do conforto e da segurança dos permissionários e dos usuários”, disse o prefeito.
As obras de melhoria e ampliação do Mercado Municipal começaram em 2010, com três meses de atraso. A previsão de conclusão era de 14 meses, ou seja, em agosto de 2011. São dois contratos em convênio com o Ministério da Agricultura e um contrato exclusivo com a Prefeitura. Além de problemas com medição, a construtora contratada solicitava a inclusão de aditivos nos valores por conta de ajustes de preços e trabalhos obrigatórios não previstos e não empenhados, como a inclusão de uma parte estrutural, estaqueamento e concretagem. Apesar das pendências, o prédio foi inaugurado pela gestão anterior, inacabado, no final do ano passado.