Grávidas que consomem alimentos com altas taxas de gordura e açúcar podem fazer mal para si mesmas e para os filhos. De acordo com uma nova pesquisa da Universidade da Flórida, estes hábitos podem fazer com que os filhos tenham maiores chances de desenvolverem vício em álcool e drogas na vida adulta.
Cientistas estudaram ratos e seus filhotes e descobriram que os filhos das mães que comeram mais gordura durante a gravidez cresceram mais pesados e com maior tendência ao consumo de álcool. Eles notaram ainda que os filhotes de roedoras que tiveram dieta rica em açúcar tinham maior propensão ao consumo de drogas, como as anfetaminas.
“A maioria das mulheres férteis está acima do peso nos Estados Unidos. Além disso, encontrar a razão para o aumento da obesidade pré-natal e infantil e o crescimento do número de jovens que abusam de álcool e drogas pode estar no passado”, afirmou Dra. Nicelo Avena, responsável pelo estudo.
Os médicos disseram que os resultados podem ser comprovados ao avaliar o sistema cerebral. Eles afirmaram que comer muita gordura e açúcar altera o sistema de recompensa do cérebro e este processo pode aumentar a tendência natural do consumo de álcool e drogas. Os especialistas descobriram ainda que o leite materno tem um papel importante e determinante na tendência do vício em drogas.