Mais de 3 mil propostas, moções e prioridades foram debatidas e escolhidas para o documento que sintetiza a 5.ª Conferência Estadual das Cidades. O relatório final, com cerca de 80 páginas, deve ficar pronto semana que vem para ser entregue a todos os níveis da administração pública.
Foram votadas recomendações para ações prioritárias em saneamento, meio ambiente, habitação, mobilidade e acessibilidade, participação e controle social, planejamento e instrumentos de promoção da função social da propriedade, da gestão e políticas públicas.
O texto contém sugestões de emendas ao texto base do Projeto Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, que orienta o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. “O objetivo maior é desenvolver todos os municípios e tornar melhor a vida dos paranaenses, de maneira justa e harmônica”, resumiu o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior.
“É um avanço democrático sobre as questões urbanas, tratadas por todos os segmentos com a mesma seriedade e respeito”, destacou.
O vereador Jorge Bernardi foi um dos seis delegados eleitos, entre os vereadores credenciados na Conferência para representar Curitiba, em Brasília, de 20 a 24 de novembro, na 5.ª Conferência Nacional das Cidades. “A sociedade já demonstrou e prova, mais uma vez, que quer princípios éticos, obediência às Leis, tanto no setor público como no privado”, enfatizou.