A integração do paisagismo ao ambiente urbano, as intervenções paisagísticas no ambiente natural, a formação e o papel social do arquiteto paisagista, a associação entre paisagismo e herança cultural, projetos e experiências profissionais serão alguns dos temas abordados no 3º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP).
O evento, que acontece nos dias 5 e 6 de setembro em Curitiba, é voltado a profissionais e acadêmicos das áreas de interesse e terá seu conteúdo dividido entre conferências, mesas redondas e visitas técnicas a parques e outros pontos turísticos da cidade.
Entre os conferencistas participantes estão os arquitetos paisagistas Graham Young, canadense radicado na África do Sul, sócio do Newton Landscape Architects; Isabel Duprat, brasileira responsável pelo restauro dos jardins do Instituto Moreira Salles (RJ), uma das obras mais significativas de Burle Marx; e Mario Schjetnan, mexicano radicado nos Estados Unidos, diretor do departamento de Arquitetura Paisagística da Universidade do Arizona, em Tucson, reconhecido por diversas premiações internacionais.
O evento promoverá também, entre os participantes, uma chamada de artigos sobre estudos teóricos ou empíricos relacionados à Arquitetura Paisagística Contemporânea, com seleção dos melhores para possível publicação na Revista Brasileira de Gestão Urbana. Já o Concurso Arquitetura Paisagística Contemporânea é voltado exclusivamente a estudantes matriculados em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), ou similares no exterior. Além de certificado de participação para todos os trabalhos inscritos, o Concurso oferecerá certificados de premiação para os três melhores trabalhos. A critério da comissão julgadora, formada por membros da diretoria da ABAP e professores indicados pela organização do Congresso, poderão ser concedidas também menções honrosas.