O Governo do Estado realiza nesta sexta-feira (23), em Maringá, a primeira audiência pública sobre a nova norma que regulará o setor de salões de beleza, barbearias e/ou serviços de depilação (exceto laser). A proposta de resolução está sob consulta pública no site da Secretaria estadual da Saúde e também será discutida em seis audiências públicas até o mês de setembro.
Além de Maringá, as cidades de Cascavel (29/08), Foz do Iguaçu (30/08), Londrina (13/09), Curitiba (16/09) e Pinhais (23/09) também receberão os eventos. Para o coordenador do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, as audiências serão a oportunidade de reunir os maiores interessados pelas novas exigências que deverão ser cumpridas.
‘Queremos criar uma norma que realmente possa ser aplicada e por isso queremos a opinião de todos os envolvidos neste processo. O objetivo é dar mais segurança ao cliente e ao profissional que trabalham nesses estabelecimentos”, destaca Santana.
Uma das mudanças previstas na proposta de resolução é a obrigatoriedade do uso de autoclave no processo de esterilização de materiais (pinças, alicates, navalhas). Neste caso, ficaria proibida a esterilização por estufas e panelas de pressão.
Pela nova resolução também seria obrigatória a vacinação dos trabalhadores deste setor contra a hepatite B e tétano. Durante as audiências públicas, o tema será tratado por profissionais de saúde para sensibilizar a imunização desse grupo prioritário.