Cerca de 800 pessoas realizaram exames e consultas oftalmológicas durante o Mutirão de Oftalmologia realizado pela Secretaria Municipal da Saúde na Praça Oswaldo Cruz, em Curitiba, nesta quarta-feira (21). O evento fez parte das ações do Bem Estar Global, organizadas pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Médicos oftalmologistas do Hospital de Olhos do Paraná, da Oftalmoclínica e da própria Secretaria se revezaram no atendimento aos pacientes – 200 a mais do que o programado – que foram até o local.
As pessoas que não conseguiram ser atendidas nesta quarta-feira foram cadastradas e serão atendidas no dia 31 de agosto. Outros dois mutirões estão programados para os dias 14 e 21 de setembro, no Cajuru e em Santa Felicidade, para atender aos pacientes das regiões Norte e Sul de Curitiba que estão na fila de espera para consulta com especialista.
O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, disse que essa ação tem o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam consultas com especialistas. “Já ampliamos a oferta de 6 mil para 10 mil consultas por mês e o mutirão é uma forma de darmos ainda maior rapidez no atendimento”, comentou.
Boa parte dos casos pôde ser resolvida durante o mutirão e os pacientes saíram da consulta com a receita e o modelo do óculos escolhido, para ser retirado após a confecção. A aposentada Jeni Martins Beckerdoff estava aguardando atendimento com oftalmologista há três meses e elogiou a rapidez com que foi atendida durante o mutirão. Lídia Lançoni, outra paciente que foi atendida durante o evento, contou que estava sem óculos há mais de três meses, desde que foi assaltada e teve todos os seus pertences roubados. “Consegui resolver tudo e vou voltar a enxergar corretamente”, comentou.