Se sentir extremamente cansado no fim do dia é uma reclamação recorrente de quem faz dietas. A exaustão pode ser evitada com uma boa noite de sono, exercícios regulares e bom humor, mas a alimentação também é importante para ter mais energia. Inimigo de qualquer dieta, o pão francês do café da manhã, além de calórico, prejudica ainda mais os efeitos do cansaço no fim do dia.
Panquecas, torradas, muffin e carboidratos deste tipo também são os inimigos do café da manhã. Em vez de se alimentar com eles, comece o dia com fibra solúvel, encontrada em aveia e nozes. “Ela se dissolve no trato intestinal e cria um filtro que retarda a absorção de gorduras”, explica David Katz, fundador do Yale Prevention Research Center. Fazer um café da manhã saudável evita picos de açúcar no sangue e falta de energia no final do dia.
Quem opta por uma alimentação vegetariana, tem um período menstrual intenso ou consume muito café, provavelmente precisa de mais ferro na dieta. De acordo com um estudo, 12% das mulheres com idade entre 20 e 49 anos podem ter deficiência de ferro. “Se você passa por isso, pode fazer a melhor dieta, mas vai continuar exausto”, disse Meridan Zerner, nutricionista esportivo na Cooper Aerobics. As mulheres precisam de 18 mg de ferro por dia até os 51 anos e 8 mg após essa idade. A carne bovina é a melhor fonte do nutriente. Além disse, acrescente alimentos ricos em vitamina C, para conseguir absorver o ferro, e evite café e chá uma hora depois de comer para não prejudicar sua absorção.