Cerca de 70 pessoas acompanharam na última sexta-feira a premiação dos seis estudantes finalistas do 1º concurso literário “A Arte de contar e poetizar o pão”. O concurso é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná.
Participaram do concurso alunos do 6º ao 9º ano da rede pública estadual do Paraná. O objetivo foi incentivar a capacidade literária dos alunos da educação básica e possibilitar a reflexão sobre a importância social, econômica e cultural do pão, alimento presente em grande parte das mesas brasileiras. A premiação aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
“O pão está presente em todo mundo, faz parte da nossa tradição e cultura e o concurso trouxe esta reflexão para nossos alunos”, explicou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, que garantiu a continuidade da parceria para o próximo ano.
Os alunos foram divididos em níveis I e II em gêneros de poesia e conto. No nível I, participaram alunos do 6º e 7º anos, que puderam manifestar seu conhecimento sobre a temática e trabalhar com versos, rimas por meio da poesia. Para os alunos do nível II, 8º e 9º ano, foram propostos a criação de um conto de até 30 linhas, onde criaram personagens e cenários para suas narrativas fazendo menção à importância cultural, econômica e social do pão através do gênero.
Os trabalhos foram acompanhados pelos professores, que auxiliaram na pesquisa e na composição dos textos. “O sindicado sempre procura envolver a comunidade nas suas ações”, falou o presidente do sindicato, Vilson Borgmann.