Tecnologia LED é destaque em iluminação na GreenBuilding

Neste ano a Lâmpadas Golden leva sua linha Extreme LED, composta por produtos de alto rendimento voltados ao mercado profissional, como a luminária HB Prisma desenvolvida para ambientes comerciais e industriais e que oferece uma economia de até 65 % frente àquelas sem tecnologia LED. A Golden também marca presença com os painéis em LED, indicados para substituição de luminárias com lâmpadas tubulares com uma redução no consumo de energia de até 50% e o mesmo fluxo luminoso. Ainda apresenta a linha LED para Iluminação Pública e Gas Station para postos de gasolina.
O forte investimento da indústria de iluminação na diversificação de seu portfólio de produtos e modelos com tecnologia LED, “atende uma demanda de mercado, onde a sustentabilidade e a busca por tecnologia de ponta estimulam as vendas de produtos eficientes com um potencial bastante promissor”, afirma o diretor de Marketing da Golden, Flávio Takeda. Com seu consumo crescendo cerca de 30% ao ano, segundo dados da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) o LED representa somente 10% do consumo.
“Com tanta margem de crescimento, a adesão a esta tecnologia não ocorre de forma homogênea todos os setores da economia”, segundo Takeda.
Alguns são mais sensíveis à emergência do investimento pelo montante que as despesas com energia representam em seu volume total de recursos. Locais que demandam longos períodos do dia com luz acesa tendem a ser mais sensíveis. Isto coloca hotéis, estabelecimentos comerciais, postos de gasolina e hospitais como os maiores nichos de mercado no momento. No setor público, lugares de difícil acesso para manutenção têm encontrado no LED uma alternativa mais duradoura para geração de luz.
Na opinião do executivo a indústria deverá ser um dos últimos setores a aderir ao LED devido ao peso do investimento inicial. Apesar de sua vantagem na redução do consumo de energia e de não prejudicar o solo no descarte porque não possui metais pesados em sua composição, a indústria enfrenta dificuldade de abrir mão de recursos para investimento em equipamentos de iluminação de elevada eficiência. Para isso, a Golden criou um programa de incentivo que prevê o financiamento da linha LED para estabelecimentos empresariais. É uma alternativa que encontrou para estimular o desenvolvimento econômico sustentável através da aplicabilidade de produtos de iluminação com baixo consumo e maior durabilidade, sem descapitalizar as empresas. Com esta estratégia “é possível financiar o projeto, adquirir e instalar a tecnologia LED sem um desembolso inicial, visto que o valor que o cliente irá deixar de pagar na sua conta de luz, por conta da redução no consumo de energia e na manutenção, será transformado na parcela do financiamento. Após o término do mesmo, o cliente irá se beneficiar do valor economizado”, finaliza Takeda.