A utilização de decks de madeiras em locais comerciais tem se tornado cada vez mais frequente. Além da questão estética, pois deixa os ambientes mais bonitos, o uso dos decks, segundo o arquiteto Gastão Lima, permite maior ventilação ao estabelecimento. “Para mim, o uso de decks de madeira tem um uso bem específico: são usados, nos espaços comerciais, externamente, onde se tem a necessidade de dar um ar de dentro para fora”, explica o arquiteto.
Gastão explica que, nesses casos, a madeira é usada de forma diferente, em comparação a utilização dos decks em pisos. “A madeira de deck deve ser usada em fachadas no sentido vertical, pois ao contrário da utilização em piso onde há o sistema de encaixe das peças, na vertical as peças não se encostam, para permitir a dilatação da madeira, já que ela se movimenta com o calor e a água”, detalha Gastão.
O diretor comercial da Pisos Paraná, em Curitiba, João Carlos da Silva explica que, além do cuidado na montagem do deck nas fachadas, é necessário atentar para a qualidade da madeira que será usada. “A madeira precisa ser tratada, de boa procedência, para garantir que não haverá problemas relacionados a resistência, vida útil e manutenção da peça”, explica João, que ressalta a diversidade de cores de madeiras para decks.
Gastão Lima utilizou decks em alguns projetos por ele assinados em Curitiba, como o Zapata do Centro Civico e no Batel, Slainte Irish Pub, Shiva, Restaurate Germano, Citra Bar, Txapela, Hora Extra, Prime Grill, entre outros.
Em um detalhe muito importante, tanto o arquiteto Gastão Lima e o diretor da Pisos Paraná João Carlos concordam: uma das madeiras mais indicadas para a utilização em decks é a teca. Originária das regiões da Tailândia, Ásia e Índia, a teca é uma árvore de madeira de intensidade média, com características marcantes como a durabilidade principalmente para ambientes externos, sendo muito utilizada para decoração, mobiliário e construção naval e civil há centenas de anos.
Há 10 anos, as madeiras de teca utilizadas no Brasil são cultivadas aqui, pois o clima brasileiro é semelhante aos dos países de origem da árvore.
Gastão Lima, é arquiteto com mais de 600 projetos oficiais cadastrados em sua autoria. Atualmente, além de atuante, é professor do curso de Arquitetura de Interiores da Universidade Positivo, mas também já foi professor do Curso de Extensão Universitária de Fotografia Aplicada a Arquitetura, e tem cursos especiais na Disney Institute (Orlando/USA). Gastão conta com uma carteira de projetos extensa, envolvendo shows de Paul McCartney, José Carreras, Roberto Carlos e Fatboy Slim.
Serviço:
Pisos Paraná – Especializada em pisos, carpetes, decks de madeira e cortinas.
www.pisosparana.com.br
Telefone: 3527-5032 / 8532-4837
))) Franciele Lima