Quem gosta de tirar um período para descansar e deixar de lado também a prática de atividade física pode sair no prejuízo. A ausência de exercícios durante as férias pode fazer com que toda a conquista pelo corpo ao longo do ano seja perdida facilmente.
Segundo o professor da Companhia Athletica Curitiba, Rafael Torres, é muito mais fácil destruir o condicionamento físico do que construí-lo. “Treino, descanso e alimentação são essenciais para desenvolver o condicionamento físico. O corpo humano tem uma “lentidão” quando se trata em aprimorá-lo. Quando uma dessas três atividades é falha, o processo não é concluído com perfeição, demorando ainda mais para o corpo conquistar um objetivo”, explica. “O corpo percebe que não existe mais o estímulo, deixa de manter aquilo que foi conquistado por não estar utilizando, para se poupar”. Na opinião do professor, é como se o corpo pensasse: “Não estou recebendo estímulo, então não tem o porquê de eu continuar forte”.
De acordo com Rafael, uma semana sem praticar nenhuma atividade física pode equivaler a duas ou três semanas de treino realizado. Ou ainda, para exemplificar melhor, o que um aluno constrói em um ano de treino, em apenas um mês sem exercícios já é possível que ele perca cerca de 30% da capacidade total, principalmente em força muscular. “Tudo depende da frequência da prática física realizada por uma pessoa. Um aluno que frequenta a academia duas vezes na semana, tem o desenvolvimento do condicionamento mais “lento” do que uma pessoa que tem uma frequência semanal de cinco vezes, por exemplo.”, comenta.
Existem exercícios físicos que podem ser praticados em qualquer lugar e é uma boa saída para fazer nas férias. A dica do professor é utilizar o próprio peso corporal com o chamado HIIT, o treinamento intervalado de alta intensidade (High Intensity Interval Training) conhecido por envolver episódios curtos de exercícios de alta intensidade, seguidos por um curto período de descanso e que resultam no alto gasto calórico e num condicionamento físico eficaz. “O HIIT é uma boa escolha, principalmente para as pessoas que não querem ficar muito tempo treinando nas férias, pelo fato de não se utilizar um tempo de treino muito grande. Bastam apenas 5 a 10 minutos e a pessoa já consegue realizar uma sessão de treino bem eficiente”.
No retorno às atividades, também é preciso prestar atenção e tomar alguns cuidados. Segundo o professor, o tempo médio para um corpo voltar a entrar no ritmo é em torno de três semanas. “A pessoa tem que ter em mente que quando está voltando de uma rotina sem treinos, é preciso retornar com cautela, diminuindo a intensidade da atividade para que o corpo volte à condição anterior sem lesões”.
Um pouco sobre a Companhia Athletica
Presente no mercado há 32 anos, a Companhia Athletica conta com 17 unidades distribuídas pelo Brasil. Com o conceito de academia completa, reúne em um único ambiente opções para cada necessidade. A unidade em Curitiba, localizada no ParkShoppingBarigüi, no Piso G6, tem 3.250 m² de área construída, cinco salas e diversas aulas. Como diferenciais da unidade, estão: salas climatizadas, espaço destinado às crianças e programa de exercícios físicos desenvolvidos, especialmente, para a faixa etária de 3 a 14 anos, além de aulas e equipamentos exclusivos. Há 12 anos na capital, a unidade conta com cerca de 30 modalidades na grade. As famosas aulas de Hopping e Flying Cords são alguns dos destaques da academia que é conhecida como pioneira às tendências do mercado esportivo.
O objetivo da rede de academias é melhorar a vida dos alunos como um todo, não apenas na qualidade dos equipamentos ou competência técnica; mas também no pensamento empresarial, no ambiente, no clima e na troca de sorrisos. Proporcionar a troca de experiências saudáveis e fazer com que o aluno saia da academia melhor do que entrou são os lemas da rede que funciona durante 363 dias do ano em todo o País.
Foto: lev dolgachov